Publicações

Home » Publicações
Publicações
Publicações




  • ANAIS
    XVI SEPIESC

    Simpósio de Experiências e Pesquisas Integradas Ensino, Serviços e Comunidade

    Revista Olho Mágico. vol. 7 n. 24
    Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina.

    Caros leitores,

    Desejo imensamente que esta edição do Olho Mágico possa ser um recomeço.

    No ano de 1994 o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL passou a publicar o Olho Mágico, que pretendia divulgar o conhecimento e estimular a reflexão sobre importantes mudanças na prática pedagógica na formação de profissionais de saúde e na integração academia comunidade. A publicação, inicialmente um boletim, transformou-se em Revista, e foi publicada até 2007.

    Procurando também aumentar a integração e divulgação das ações de ensino, pesquisa, extensão e de integração com a comunidade, a Direção do CCS, em parceria com os colegiados, promove anualmente o Simpósio de Experiências e Pesquisas Integradas Ensino, Serviços e Comunidade (SEPIESC), desde 1999.

    No ano de 2016, uma parceria entre o iNESCO (Instituto de Estudos em Saúde Coletiva) e a Direção do CCS, com o apoio financeiro da Fundação Araucária, possibilitou reeditar a revista Olho Mágico como os Anais do SEPIESC.

    Por isso, nesta edição vocês terão o prazer de encontrar um artigo elaborado por algumas das pessoas que estiveram presentes desde a idealização do Olho Mágico, e também na sua editoração e organização, uma conferência sobre o SUS em Londrina e seu vínculo com o CCS da UEL, um panorama de cada curso de graduação e, por fim, a produção de trabalhos que refletem a integração academia, comunidade e serviços, efetivados nas práticas do ensino, da extensão e da pesquisa.

    Na expectativa de que essa edição seja o recomeço de um espaço “editorial e virtual”, no qual a troca de saberes na academia e entre academia e comunidade se concretize, agradecemos a todos que, na confiança de um caminhar firme e direcionado, já temos a proposta de data do SEPIESC edição 2017, que ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro. Em um cenário de dificuldades financeiras, incertezas estruturais nas Instituições de Ensino Superior, o iNESCO e os cursos do CCS provam que vale a pena lutar, refundar e reviver sonhos que pareciam abafados, mas que despertam, novamente no coração de cada um e no coletivo, a garra de quem sempre acreditou na educação e na saúde pública com baluartes de uma sociedade justa.

    Desejo a todos uma ótima leitura.

    Mara Solange Gomes Dellaroza
    Diretora do CCS da UEL