iNESCO

Home » iNESCO
  • my-move-cut
Sobre Comissão Local
Quem Somos

II CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA
1a Mostra Paranaense dos Projetos de Pesquisa apoiados pelo PPSUS

Local: Centro de Convenções de Curitiba – Rua Barão do Rio Branco, 370 - http://www.ccc.pr.gov.br/

Data: 14 a 16 de agosto de 2014

Tema Central do Evento

AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA SAÚDE DO PARANÁ

Objetivo do 2º Congresso/1ª Mostra

Contribuir para a expansão e a qualificação da saúde no Paraná, propiciando oportunidade para os participantes aprofundarem seus conhecimentos, aprimorarem competências, discutirem as temáticas prioritárias de saúde do Estado, apresentarem resultados de pesquisas realizadas ou em desenvolvimento e realizarem ações de educação permanente em saúde.

Sintonizado com esse objetivo, o cartaz do evento, de autoria do renomado artista paranaense Poty Lazarotto e cedido pela família para o INESCO, em que aparecem as gralhas voando juntas, levando o pinhão para ser semeado, tem o significado de que para que ocorram as mudanças necessárias na área da saúde pública o trabalho precisa ser realizado em conjunto, com diferentes instâncias e fortalecido por aqueles que acreditam numa saúde pública de qualidade, equânime e justa

Público-alvo

Profissionais e dirigentes que atuam nos diversos serviços e instâncias da Secretaria Estadual de Saúde;
Profissionais e dirigentes das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná;
Profissionais e dirigentes dos serviços de saúde dos órgãos federais existentes no estado;
Profissionais e dirigentes que trabalham nos Consórcios de Saúde e nos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Paraná;
Profissionais e dirigentes dos serviços de saúde mantidos por entidades do Terceiro Setor;
Professores, pesquisadores, estudantes e dirigentes dos cursos de graduação e de pós-graduação em saúde, especialmente da área de saúde coletiva ou saúde pública;

Líderes e dirigentes de entidades e movimentos comunitários em saúde.

Histórico:
O 1o Congresso Paranaense de Saúde Pública foi realizado em Londrina em 2.000 e foi promovido pelo INESCO, com apoio da SESA e da Fundação Araucária. Teve duração de um dia e meio, contou com a participação de aproximadamente 70 profissionais e foi realizado simultaneamente à Mostra de Saúde da Família, tendo sido constituído de 2 painéis e 3 conferências. Infelizmente não houve uma continuidade da iniciativa. Os gestores de saúde no estado promovem periodicamente os seus eventos, liderados pelo COSEMS-PR. A área de saúde pública e/ou coletiva no Paraná ainda é frágil. Nos últimos anos verificou-se um grande crescimento do número de pesquisas e de cursos de pós-graduação na área, especialmente especialização, que não vem sendo acompanhado no entanto por um crescimento da organização dos seus professores, estudantes e egressos. O INESCO decidiu retomar a iniciativa e com o apoio de várias entidades e instituições espera conseguir reiniciar um processo sustentável de fortalecimento da saúde pública no Estado. A proposta é que os Congressos Estaduais sejam realizados a cada dois anos.

 

 


Comissão Organizadora
Comissão Organizadora

João Campos (Coordenador Geral), Sezifredo Paz, Célia Regina Rodrigues Gil, Terezinha Flenik Kersten, Ilda Fujimoto, Cleide Oliveira, Airam Rocha Guazelli, Ariadne de Castro, Marcelo Guidio de Almeida, Valmir Cancian, Maria Goretti David Lopes, Marcio José de Almeida, Valderez Hallu, José Carlos Silva de Abreu, Elisete Maria Ribeiro, Joseane de Oliveira, André Almeida, Thaís Polizelli Almeida, Ligia Barroso, Valmir Cancian, Vera Andrade e Larissa Orlandi.

Comissão CiEntífica

Célia Regina Rodrigues Gil (Coordenadora), Ana Lúcia Nascimento Fonseca, Ester Paciornik, Elisete Maria Ribeiro, Giseli Cipriano Rodacoski, Maria Goretti David Lopes, Marcia Helena de Souza Freire.


Local
Local de Evento

Local: Centro de Convenções de Curitiba – Rua Barão do Rio Branco, 370

 


Exibir mapa ampliado

 

Promoção
Apoio