• Call Us Toll Free: 1 555 234 879

Notícias

Home » Notícias

Espaço para a Saúde – Revista de Saúde Pública do Paraná (REpS-SP) Vol.18 - número 1

Esta é a nossa 43ª edição. Além das regulares, foram publicados 9 suplementos desde sua criação, em 1989. A Revista tem sido uma referência importante do campo da saúde coletiva/pública paranaense e do iNESCO, que neste ano comemora 30 anos. A sua criação, nos anos iniciais da entidade e sua permanência até hoje, demonstram o acerto da decisão tomada pelos seus fundadores, liderados pelo Prof. Luiz Cordoni Jr. 

No decorrer desses anos, várias mudanças ocorreram no mundo, no Brasil, na saúde, na educação dos profissionais de saúde e ... felizmente, também no iNESCO e na Revista! Com certeza continuarão ocorrendo, pois a diretoria da entidade, seus conselhos e o Corpo Editorial da Revista são sensíveis à realidade política, social e econômica. Todos temos sempre em mente a necessidade de sua permanente atualização. 

No editorial anterior (dezembro, 2016), dizíamos que “nossas palavras são dirigidas a três públicos muito especiais”.  E, com as adequações necessárias, repetimos: o primeiro são os leitores da Revista. Contamos que apreciem e aproveitem os resultados, especialmente na incorporação de inovações pelos serviços de saúde. Nesta edição são 19 trabalhos: 14 artigos/produtos de pesquisas empíricas; 3 artigos de revisão sistemática ou integrativa e 2 relatos de experiência. Produções de professores, alunos de pós-graduação e profissionais dos serviços de saúde de vários estados e de todas as regiões do Paraná. Obrigado pela “audiência". 

O segundo público a quem nos dirigimos é constituído pelos 55 autores e coautores dos trabalhos publicados. Para esta edição foram submetidos 54 trabalhos. Vários foram devolvidos aos autores com pareceres recomendando alterações e nova submissão ou envio a outra publicação. Incluímos nesse “público” os professores Nelson Rodrigues dos Santos (entrevistado) e Marco Aurélio Nogueira (Conjuntura). Obrigado a todos pela confiança e contamos que continuem sendo nossos parceiros. 

O terceiro público é constituído pelos 55 membros do Corpo Editorial que atuaram no primeiro semestre deste ano como avaliadores. Muitos, a maioria, sem experiência prévia com esse tipo de tarefa e sem conhecer o SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas). Mas todos foram muito dedicados e responsáveis. Incluímos também nesse público os profissionais que trabalham no Sistema de Bibliotecas da UEL e os que atuaram na equipe da secretaria executiva do iNESCO e da revista. Sem vocês, esta edição não teria sido viabilizada. Obrigado pela colaboração. 

Neste momento, acrescentamos um quarto público, também muito especial, a quem dirigimos nossas palavras. São os amigos e familiares da Ana M.Y.Ito, do Arnaldo A. Bertone e do Darli Antonio Soares que, de uma forma ou de outra, mais de perto ou um pouco de longe, durante os anos de dedicação deles ao iNESCO e à Revista, sempre deram seu apoio e fraterna convivência. Em nome de todos, muito obrigado!


Londrina, junho-julho de 2017.


Marcio José de Almeida 
Editor Científico da REpS-SP

Voltar