• Call Us Toll Free: 1 555 234 879

Notícias

Home » Notícias

27/07/2017- Inovação e pesquisa no SUS são temas de eventos do iNESCO e ESPP

O apoio a pesquisas que contribuam com a qualificação do SUS como parte das estratégias de gestão em Saúde do Governo do Estado e temas da 3ª Mostra Paranaense de Projetos de Pesquisa para o SUS e do 1º Encontro sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde.


“Grande parte do avanço conquistado pelo Paraná nesta gestão está relacionado à coragem de inovar e buscar alternativas diferenciadas para resolver questões de saúde pública. Para isso, investimos fortemente em tecnologia e na atualização de conhecimentos. Também damos espaço e contamos com o apoio de nossos profissionais, que estão mais próximos da população, para avançarmos ainda mais”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde em exercício, Sezifredo Paz.Inovação e pesquisa no SUS são temas de eventos da Saúde

Na 3ª Mostra Paranaense de Projetos de Pesquisa para o SUS, evento realizado em parceria entre o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco) e a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), 490 participantes do Estado e 28 do restante do Brasil inscreveram seus projetos de pesquisa. O evento acontece nesta sexta-feira (28) a partir das 8h30 na UniBrasil.

Servidores e profissionais que atuam nas esferas municipal, estadual e federal, professores, pesquisadores, estudantes, conselheiros de saúde e líderes de entidades e movimentos comunitários puderam inscrever trabalhos em seis categorias como políticas públicas, gestão e educação em saúde e outros. Os três melhores de cada categoria serão contemplados no 2º Prêmio Inova Saúde Paraná.

VALORIZAÇÃO – Para o diretor presidente do Inesco, João Campos, a mostra é um estímulo aos profissionais. “Estes trabalhos contribuem para a produção científica em saúde no Paraná. A mostra é uma prova da valorização do que é feito pelo profissional do SUS. Acreditamos que o estado possui ótimas iniciativas e a mostra é uma oportunidade de dar visibilidade a elas”, destaca.

“É por meio das pesquisas que conseguimos encontrar respostas aos problemas da saúde. E muitas vezes estas respostas não envolvem necessariamente um alto investimento financeiro. Algumas mudanças de processos e de comportamento conseguem resultados que vão além do esperado. Este prêmio valoriza estas iniciativas”, afirma a diretora da ESPP, Ana Lúcia Nascimento Fonseca.

TECNOLOGIA – A Secretaria de Estado da Saúde também promove 1º Encontro sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Paraná nesta quinta-feira (27) na ESPP às 8h30. O objetivo é ampliar a representação do Paraná na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats). 

A Rede nacional estabelece uma ligação entre pesquisa e gestão, fornecendo subsídios para decisões de incorporação, monitoramento e abandono de tecnologias em suas utilizações nos sistemas de saúde. São abordadas tecnologias como medicamentos, equipamentos, projetos, políticas públicas, etc. Quase 100 profissionais do SUS de todo o Paraná estão inscritos para discutir e avaliar os temas em questão.

Voltar