• Call Us Toll Free: 1 555 234 879

Notícias

Home » Notícias

2/08/2017-Trabalho de Cordoni foi essencial no avanço da saúde, destaca Tercílio Turini


Deputado estadual lamentou a morte do médico e professor da UEL em pronunciamento na Assembleia Legislativa


O deputado estadual Tercilio Turini apresentou voto de pesar e fez pronunciamento na sessão da Assembleia Legislativa do Paraná lamentando a morte do médico e professor Luiz Cordoni Junior, ocorrida nesta quarta-feira (02/08) em Londrina. Ele lembrou que ambos trabalharam juntos na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e destacou a relevância da atuação de Cordoni na reforma sanitária do País e na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), na década de 1980.


“Profissional competente, teve importante participação na instituição do modelo descentralizado de saúde no Brasil, com estudos, análises e aplicação prática de políticas públicas que modernizaram os serviços de saúde coletiva e ampliaram o atendimento à população”, ressaltou Tercilio Turini no voto de pesar.

 

O deputado disse que Cordoni desenvolveu uma brilhante vida acadêmica e, com sua experiência e embasamento teórico, “contribuiu bastante na implantação de inovações no ensino de Medicina, buscando a formação mais humanizada de médicos”.

 

Para Turini, uma das maiores colaborações do médico foi na criação do Sistema Único de Saúde, o SUS, “que foi um marco na facilitação do acesso da população aos serviços de saúde”. Recordou ainda a atuação política de Luiz Cordoni Junior, sempre destacada e em defesa da liberdade, dos direitos individuais e de justiça social.

 

Cordoni foi dirigente de diversas entidades e instituições nacionais e internacionais ligadas à saúde, ocupou importantes cargos no Ministério da Saúde e outros órgãos públicos e foi secretário de Saúde do Estado do Paraná na gestão do então governador José Richa.

 

“A morte do amigo e companheiro de muitas lutas é uma perda imensa para a saúde. O médico, professor e conceituado formulador deixa como legado o grande serviço que prestou ao Brasil e à população, na defesa de um modelo inclusivo e de atendimento universalizado e humanizado de saúde. Nossas condolências aos familiares”, declarou Tercilio Turini.

Voltar