• Call Us Toll Free: 1 555 234 879

Notícias

Home » Notícias

Circ.RIP-SESA 02/2017______________ Aos Participantes do 1o Seminário da Rede Integrada de Pesquisas em Saúde da SESA (RIP-SESA)

Curitiba, 24 de agosto de 2017.

Aos

Participantes do 1o Seminário da Rede Integrada de Pesquisas em Saúde da SESA (RIP-SESA)

Caros

Há um mês, em 27/7, realizamos na Escola de Saúde Pública o evento acima mencionado, com 78 participantes. Na plenária final, assistimos a apresentação de 13 relatos dos Grupos de Pesquisa (GPs) que conseguiram dar início à elaboração dos respectivos projetos de pesquisa.

Após e dentro do prazo estipulado, recebemos Informes de 9 GPs. Nem todos devidamente sintonizados com as prioridades dos temas de pesquisa que desde o início desse processo foram pautadas. Ou seja, a “avaliação de programas, projetos e iniciativas estruturantes da Gestão SESA 2011-2018”.

No entanto, todos merecedores do reconhecimento e da valorização devida, pois estamos, como foi dito no evento, iniciando uma trilha nova na SESA. Afinal, como sabemos, as atividades de pesquisa científica e tecnológica, de produção de conhecimentos e suas relações com as atividades de atenção à saúde e de gestão dos programas, dos projetos, dos serviços e do sistema não fazem parte ainda do cotidiano dos serviços.

Pois bem, diante desse quadro e de circunstâncias relacionadas à necessidade de termos mais tempo para amadurecimento e sedimentação da proposta junto às instâncias de gestão & decisão da SESA, decidimos alterar o cronograma anteriormente previsto, que incluía a realização de mais 6 Seminários da RIP-SESA. O segundo seria realizado no dia 28/8, ou seja, na próxima segunda-feira. Não será mais. As novas datas dependem ainda de alguns entendimentos e providências. Tão logo haja definição, faremos o comunicado a todos.

Encerrando este comunicado, gostaríamos de resgatar uma das lições que nos foi transmitida no 1o Seminário, que se refere à importância da autonomia e do protagonismo dos pesquisadores e dos GPs. Ou seja, apesar de sermos poucos e de termos muitas outras atividades e compromissos institucionais, não devemos esmorecer.

Eu e a equipe da ESPP não temos pernas (e às vezes nem conhecimentos) para ajudar/apoiar todos os que demonstraram disposição em elaborar e desenvolver projetos de pesquisa. Nas próximas semanas estaremos buscando criar, dentro da RIP-SESA, grupos de apoio metodológico constituídos por professores/pesquisadores das IES que existem no Estado. Além disso, cada um pode ativar suas relações e buscar ativamente estabelecer relações de parceria com pessoas e instituições nas suas respectivas regiões.

Manteremos comunicação por intermédio do banner da RIP-SESA (site da ESPP) e, a médio prazo, pedimos que agendem participação na 4a Mostra de Pesquisas em Saúde, que será realizada durante o 4o Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, em julho de 2018.

Certo da compreensão,


Marcio Almeida – Coordenador do Projeto RIP-SESA

Voltar