Page 33 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Partindo da ideia de totalidade social, a teoria marxista construiu o
         conceito de modo de produção, uma estrutura global dinâmica, composta
         por três dimensões: econômica, ideológica e jurídico-política. Cada uma
         dessas dimensões possui uma existência relativamente autônoma e suas
         próprias leis de funcionamento, estando porém determinadas, em última
         instância, pelo econômico.
               A este respeito Arouca (1975) escreveu que “empregando uma
         metáfora arquitetônica, o materialismo histórico apresenta os elementos
         pertencentes a um modo de produção, como constituídos por uma base,
         que seria a infra-estrutura, representada pelo processo de produção
         econômica [mundo do trabalho] e uma superestrutura, constituída pelas
         instâncias jurídica, política e ideológica [mundo da cultura]. A infra-
         estrutura determina, em última instância, a superestrutura que, no entanto,
         possui uma autonomia relativa, determinando em certo grau a reprodução
         da infra-estrutura”.
               Uma vez que as propostas de mudança, objeto de estudo da
         pesquisa realizada, referem-se a experiências institucionais de formação
         de recursos humanos em saúde, particularmente no referente à educação
         médica, enfrentou-se o desafio de articular alguns conceitos específicos,
         coerentes com o de modo de produção apresentado.
               Para García (1972), a educação médica, entendida como processo
         de produção de médicos, constitui-se de dois componentes inseparáveis:
         o processo de ensino e as relações de ensino (Figura 1).

         FigurA 1 – Esquema do marco teórico da educação médica





















               Fonte: Nunes,1989.

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