Page 33 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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Partindo da ideia de totalidade social, a teoria marxista construiu o
conceito de modo de produção, uma estrutura global dinâmica, composta
por três dimensões: econômica, ideológica e jurídico-política. Cada uma
dessas dimensões possui uma existência relativamente autônoma e suas
próprias leis de funcionamento, estando porém determinadas, em última
instância, pelo econômico.
A este respeito Arouca (1975) escreveu que “empregando uma
metáfora arquitetônica, o materialismo histórico apresenta os elementos
pertencentes a um modo de produção, como constituídos por uma base,
que seria a infra-estrutura, representada pelo processo de produção
econômica [mundo do trabalho] e uma superestrutura, constituída pelas
instâncias jurídica, política e ideológica [mundo da cultura]. A infra-
estrutura determina, em última instância, a superestrutura que, no entanto,
possui uma autonomia relativa, determinando em certo grau a reprodução
da infra-estrutura”.
Uma vez que as propostas de mudança, objeto de estudo da
pesquisa realizada, referem-se a experiências institucionais de formação
de recursos humanos em saúde, particularmente no referente à educação
médica, enfrentou-se o desafio de articular alguns conceitos específicos,
coerentes com o de modo de produção apresentado.
Para García (1972), a educação médica, entendida como processo
de produção de médicos, constitui-se de dois componentes inseparáveis:
o processo de ensino e as relações de ensino (Figura 1).
FigurA 1 – Esquema do marco teórico da educação médica
Fonte: Nunes,1989.
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