Page 41 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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No presente estudo, tal recorte tem, no entanto, o mérito de
garantir a representatividade do objeto de estudo, contemplando os três tipos
de natureza jurídica de instituições de ensino superior do Estado do Paraná:
Universidade Estadual de Londrina como instituição pública estadual,
Universidade Federal do Paraná como instituição pública federal e a
Universidade Positivo como instituição privada.
Essas instituições representam juntas, 49% das vagas
existentes no Estado na primeira série do curso, o que garante também uma
boa amostra numérica de estudantes para o universo de matriculados no ano
de 2006. Além disso, o Curso de Medicina da UEL é o que apresenta o
currículo considerado mais inovador entre as universidades paranaenses
(Almeida, 2005), a Federal do Paraná o currículo conhecido como o mais
tradicional de todas e a UNICENP, a mais nova dessas instituições, a única
instituição privada propriamente dita no Estado.
O estudo de cada instituição teve início com a coleta de
documentos referentes ao curso, suas diretrizes e configuração curricular,
visando à análise documental do curso, isto é, aquilo que é formalmente
estabelecido e instituído. A seguir estão apontados quais os documentos mais
importantes que foram coletados em cada uma das instituições.