Page 41 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                            No presente estudo, tal recorte tem, no entanto, o mérito de

                            garantir a representatividade do objeto de estudo, contemplando os três tipos

                            de natureza jurídica de instituições de ensino superior do Estado do Paraná:

                            Universidade  Estadual  de  Londrina  como  instituição  pública  estadual,


                            Universidade  Federal  do  Paraná  como  instituição  pública  federal  e  a

                            Universidade Positivo como instituição privada.



                                            Essas  instituições  representam  juntas,  49%  das  vagas

                            existentes no Estado na primeira série do curso, o que garante também uma

                            boa amostra numérica de estudantes para o universo de matriculados no ano

                            de  2006.  Além  disso,  o  Curso  de  Medicina  da  UEL  é  o  que  apresenta  o

                            currículo  considerado  mais  inovador  entre  as  universidades  paranaenses


                            (Almeida,  2005),  a  Federal  do  Paraná  o  currículo  conhecido  como  o  mais

                            tradicional de todas e a UNICENP, a mais nova dessas instituições, a única

                            instituição privada propriamente dita no Estado.



                                            O  estudo  de  cada  instituição  teve  início  com  a  coleta  de

                            documentos  referentes  ao  curso,  suas  diretrizes  e  configuração  curricular,

                            visando  à  análise  documental  do  curso,  isto  é,  aquilo  que  é  formalmente


                            estabelecido e instituído. A seguir estão apontados quais os documentos mais

                            importantes que foram coletados em cada uma das instituições.
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