Celebração de 35 anos do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da UEL
O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina comemorou 35 anos de história, com importante atuação no fortalecimento da saúde coletiva e pública do Paraná e no Brasil.
Até o ano de 2015, era o único programa acadêmico da área de saúde coletiva no Paraná.
Com seu pioneirismo na formação de profissionais qualificados e compromisso com o ensino para o Sistema Único de Saúde (SUS), o programa já formou 77 doutores e 220 mestres com teses e dissertações inseridas em duas grandes linhas de pesquisa.
A celebração foi realizada no dia 24 de março de 2025, com cerimônia e aula inaugural da nova turma de doutorado. A palestrante convidada foi a Dra. Márcia Fausto, da Fundação Oswaldo Cruz, com apresentação do tema “A Atenção Primária à Saúde como Nível Estratégico de Fortalecimento e Consolidação do SUS”.
Essa trajetória teve início em 1990, com o curso de mestrado. Na época, existiam apenas oito cursos de pós-graduação stricto sensu na área de Saúde Coletiva no Brasil, e nenhum na Região Sul. O programa foi resultado da efervescência intelectual em Saúde Coletiva e de movimentos sociais da Reforma Sanitária.
Atualmente, o Programa mantém os cursos de mestrado e doutorado, com foco na área de Epidemiologia (estudos quantitativos) e na de Planejamento e Gestão em Saúde (estudos qualitativos ou quantitativos).