A PRAÇA E O iNESCO

Em 1953, em Londrina (PR), o governo municipal prestou uma homenagem dando o nome do Dr. Jonas de Faria Castro a uma praça e nela instalando um busto de bronze, roubado em 2009. No ano de 2014, um grupo formado por quatro alunos da primeira turma do Colégio Londrinense, Silvandira Ferraresi de Almeida, Paulina de Oliveira César Silveira, Kilda Gomes do Prado Gimenez e Dr. Francisco Busto Moreno, juntamente com a família do Dr. Jonas, uniram-se para a instalação de um novo busto.

Mas, o que o iNESCO tem a ver com essa história? Justamente preservar a história da saúde e da educação londrinenses. O iNESCO encampou a proposta e trabalhou para restaurar o busto do Dr. Jonas, além de várias outras ações para melhorar a praça e a cultura botânica presente nela.

O Dr. Jonas de Faria Castro, médico pernambucano, estudou medicina no Rio de Janeiro e, vindo de Minas Gerais, mudou-se para Londrina em 1937. Construiu na cidade um hospital pioneiro e, além de clinicar, preocupava-se com a formação escolar de crianças e adolescentes.

Percebendo a ausência da educação de segundo grau, criou, em 1939, o primeiro colégio da cidade. O projeto foi concluído em 1941, quando o então nominado Ginásio Londrinense começou a funcionar, formando posteriormente gerações de adolescentes de Londrina e região.

Infelizmente, em 1945, o médico faleceu. E, foi então que, pouco depois, em 1953, a Prefeitura Municipal de Londrina homenageou-o dando à Praça o seu nome.

plugins premium WordPress