Page 14 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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As diretrizes curriculares nacionais para os cursos universitários
          da área da saúde, resultantes de intensos debates e mobilização dos
          movimentos dos profissionais de saúde, dos educadores, das associações
          educacionais, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde e do
          Conselho Nacional de Saúde por mudanças na educação, configuraram
          uma estratégia política relevante para a confluência entre os dois setores.
               Em função da necessidade de mudanças na formação profissional
          relacionadas à organização e às práticas dos serviços, há várias iniciativas
          orientadas à construção de uma agenda comum entre gestores municipais
          e  instituições  formadoras,  visando  uma  maior cooperação entre  as
          universidades e os serviços de saúde, bem como a elaboração de projetos
          pedagógicos capazes de produzir perfis profissionais mais adequados ao
          sistema de saúde.
               Nessa direção, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, a
          articulação entre trabalho e aprendizagem, a prática ao longo de todo o
          curso e em todos os cenários onde ocorram ações de atenção à saúde,
          o compromisso com a resolução de problemas da realidade são alguns
          dos elementos fundamentais da proposta para a formação profissional
          do médico. Nesse sentido, o processo de consolidação do SUS também
          alimentou diretamente o movimento por mudanças na educação dos
          profissionais de saúde.
               Em 2001, a Secretaria Executiva da Rede Unida transferiu-se para
          Londrina, tendo o Prof. Marcio Almeida como seu coordenador nacional.
          Em outubro desse ano foi realizado o seu 4º. Congresso Nacional,
          com o tema: “Impulsionando Movimentos de Mudança na Formação e
          Desenvolvimento de Profissionais de Saúde para o SUS”, contribuindo,
          entre outras iniciativas, para que em novembro de 2001 fosse finalmente
          aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, a Resolução Nº. 4, que
          instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em
          Medicina.
               Como uma ação articulada pelo Ministério da Saúde em parceria
          com o Ministério da Educação, e destinada a redirecionar a formação dos
          médicos, o Programa de Incentivo a Mudanças Curriculares nos Cursos
          de Medicina (PROMED) foi estabelecido em agosto de 2002, assumido



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