Page 14 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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As diretrizes curriculares nacionais para os cursos universitários
da área da saúde, resultantes de intensos debates e mobilização dos
movimentos dos profissionais de saúde, dos educadores, das associações
educacionais, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde e do
Conselho Nacional de Saúde por mudanças na educação, configuraram
uma estratégia política relevante para a confluência entre os dois setores.
Em função da necessidade de mudanças na formação profissional
relacionadas à organização e às práticas dos serviços, há várias iniciativas
orientadas à construção de uma agenda comum entre gestores municipais
e instituições formadoras, visando uma maior cooperação entre as
universidades e os serviços de saúde, bem como a elaboração de projetos
pedagógicos capazes de produzir perfis profissionais mais adequados ao
sistema de saúde.
Nessa direção, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, a
articulação entre trabalho e aprendizagem, a prática ao longo de todo o
curso e em todos os cenários onde ocorram ações de atenção à saúde,
o compromisso com a resolução de problemas da realidade são alguns
dos elementos fundamentais da proposta para a formação profissional
do médico. Nesse sentido, o processo de consolidação do SUS também
alimentou diretamente o movimento por mudanças na educação dos
profissionais de saúde.
Em 2001, a Secretaria Executiva da Rede Unida transferiu-se para
Londrina, tendo o Prof. Marcio Almeida como seu coordenador nacional.
Em outubro desse ano foi realizado o seu 4º. Congresso Nacional,
com o tema: “Impulsionando Movimentos de Mudança na Formação e
Desenvolvimento de Profissionais de Saúde para o SUS”, contribuindo,
entre outras iniciativas, para que em novembro de 2001 fosse finalmente
aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, a Resolução Nº. 4, que
instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em
Medicina.
Como uma ação articulada pelo Ministério da Saúde em parceria
com o Ministério da Educação, e destinada a redirecionar a formação dos
médicos, o Programa de Incentivo a Mudanças Curriculares nos Cursos
de Medicina (PROMED) foi estabelecido em agosto de 2002, assumido
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