Page 17 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(Capes), em parceria com a SGTES/MS, lançou em junho de 2010 o
Pró-Ensino da Saúde, que teve por objetivo possibilitar a produção de
pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de mestres, doutores e
estágio pós-doutoral na área do ensino na saúde, contribuindo, assim, para
desenvolver e consolidar esta área de formação, considerada estratégica
para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), procurando
responder a demandas e necessidades já explicitadas em vários congressos
da Rede Unida e da ABEM, e em eventos do processo de mudança da
educação dos profissionais de saúde.
Mais recentemente, a estruturação da Universidade Aberta do SUS
(UNA-SUS) pretende criar um acervo público e colaborativo de materiais
educacionais para a área da saúde, além de disponibilizar aos trabalhadores
da saúde a oferta de cursos adequados à realidade local, utilizando-se de
interações presenciais e a distância, com vistas à capacitação em áreas
estratégicas para o SUS. Além de criar a plataforma Arouca, de registro
de toda a formação e educação permanente dos trabalhadores do SUS,
na perspectiva da transformação da rede de serviços numa rede-escola
em que todos estão permanentemente aprendendo e refletindo sobre o
seu processo de trabalho.
O que nos parece mais significativo contar, misturando relato e
reflexão sobre esta segunda edição do livro, é o testemunho de que
ele também pode influenciar a docência médica, algumas iniciativas de
ativadores de mudança na formação superior, novas formas de gestão da
Escola Médica, com crítica e autocrítica, além de várias orientações em
pós-graduações, especialmente na Saúde Coletiva da UEL.
A obra foi totalmente revista pelo autor. Não por estar desatualizada,
mas para tentar organizar o quebra-cabeça, dividido pelos ciclos da
pesquisa realizada sobre a Proposta “UNI”, a Proposta “Changing”, a
Proposta “Network” e a Proposta “Gestão de Qualidade”, relacionando
as diferentes concepções teórico-metodológicas, com a análise de cada
uma das propostas de mudança. É possível constatar que a trajetória de
produção e busca do autor continuam atuais e contextualizadas ao atual
cenário da educação médica.
Avaliamos que o produto final das possibilidades de mudança ao
longo desta última década foi muito além do que se podia imaginar no
xiv xv