Page 17 - EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE - A Mudança é Possível!
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A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
          (Capes), em parceria com a SGTES/MS, lançou em junho de 2010 o
          Pró-Ensino da Saúde, que teve por objetivo possibilitar a produção de
          pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de mestres, doutores e
          estágio pós-doutoral na área do ensino na saúde, contribuindo, assim, para
          desenvolver e consolidar esta área de formação, considerada estratégica
          para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), procurando
          responder a demandas e necessidades já explicitadas em vários congressos
          da Rede Unida e da ABEM, e em eventos do processo de mudança da
          educação dos profissionais de saúde.
                Mais recentemente, a estruturação da Universidade Aberta do SUS
          (UNA-SUS) pretende criar um acervo público e colaborativo de materiais
          educacionais para a área da saúde, além de disponibilizar aos trabalhadores
          da saúde a oferta de cursos adequados à realidade local, utilizando-se de
          interações presenciais e a distância, com vistas à capacitação em áreas
          estratégicas para o SUS. Além de criar a plataforma Arouca, de registro
          de toda a formação e educação permanente dos trabalhadores do SUS,
          na perspectiva da transformação da rede de serviços numa rede-escola
          em que todos estão permanentemente aprendendo e refletindo sobre o
          seu processo de trabalho.
               O que nos parece mais significativo contar, misturando relato e
          reflexão sobre esta segunda edição do livro, é o testemunho de que
          ele também pode influenciar a docência médica, algumas iniciativas de
          ativadores de mudança na formação superior, novas formas de gestão da
          Escola Médica, com crítica e autocrítica, além de várias orientações em
          pós-graduações, especialmente na Saúde Coletiva da UEL.
                A obra foi totalmente revista pelo autor. Não por estar desatualizada,
          mas para tentar organizar o quebra-cabeça, dividido pelos ciclos da
          pesquisa realizada sobre a Proposta “UNI”, a Proposta “Changing”, a
          Proposta “Network” e a Proposta “Gestão de Qualidade”, relacionando
          as diferentes concepções teórico-metodológicas, com a análise de cada
          uma das propostas de mudança. É possível constatar que a trajetória de
          produção e busca do autor continuam atuais e contextualizadas ao atual
          cenário da educação médica.
               Avaliamos que o produto final das possibilidades de mudança ao
          longo desta última década foi muito além do que se podia imaginar no


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