“A SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS” 

            A 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e Relatos de Experiências em Saúde foi instalada em abril e culminou os seus trabalhos nos dias 9 e 10 de julho de 2021, com 627 participantes. Aconteceu concomitante ao 1°Simpósio Paranaense de Saúde Pública/Coletiva e reverenciou as vítimas da epidemia causada pela COVID-19 e agravada pelos erros e omissões de alguns dirigentes, especialmente da esfera federal de governo. 

            Reiteramos nossa solidariedade às famílias enlutadas; o nosso apoio e reconhecimento aos estudantes e profissionais de saúde que cumprem com o seu dever enfrentando os riscos, aliviando o sofrimento e salvando vidas.

            Nesses 34 anos, desde a nossa fundação em 1987, o  INESCO esteve à frente de muitas iniciativas e ações visando o desenvolvimento do SUS e o fortalecimento da cidadania e da participação comunitária no Paraná e em nosso país. Com muito orgulho, somos herdeiros de muitos que já se foram – Luiz Cordoni Jr, Arnaldo Bertone, Sylvio Gevaerd, Darli Soares, Ana Ito – inclusive dos mais recentes: Hesio Cordeiro, Euclides Scalco, Gerson Zanetta de Lima e Antonio Ivo de Carvalho. Fazem muita falta… mas os seus legados nos orientam e nos animam a continuar na caminhada!

            Nesses dois dias convivemos com dezenas de professores ministrantes e com centenas de inscritos nos 14 minicursos que foram ofertados, cujos títulos evidenciam o nosso compromisso com a saúde e com a formação profissional:

  • Delineamentos de estudos epidemiológicos em saúde coletiva;
  • Gestão em Saúde;
  • Introdução à Avaliação de Tecnologias em Saúde – ATS;
  • Comunidades compassivas: os cuidados paliativos em comunidades vulneráveis;
  • Avaliação clínico-funcional de pacientes pós-COVID-19 na APS;
  • Atenção domiciliar em saúde: conquistas e desafios;
  • Profissional de saúde do Século XXI: desafios e possibilidades;
  • O que estamos fazendo em tempos de pandemia para os adolescentes;
  • Compliance na formação médica e dos profissionais de saúde;
  • Reabilitação no paciente pós-COVID-19;
  • Metodologias ativas de ensino-aprendizagem em ambiente remoto na graduação em saúde em tempos de pandemia;
  • Planejamento para a implementação dos Cuidados Paliativos na APS;
  • O direito sanitário, o direito à saúde e a propriedade intelectual na saúde;
  • Como anda a Jornada da paciente com câncer de mama durante a pandemia: experiências e aprendizados.

            Aprendemos com os 420 trabalhos de pesquisa científica e de relatos de experiências exitosas com aproximadamente 1.200 autores, que submeteram à avaliação da comissão científica, os quais foram expostos no primeiro dia da 7ª Mostra e com os 67 trabalhos ganhadores do 6º Prêmio INOVA SAÚDE PARANÁ que foram apresentados no segundo dia do evento.

Todos os 8 Eixos Temáticos da Mostra receberam muitas submissões e credenciaram-se para permanecer no evento de 2022:

  • Políticas públicas, gestão e avaliação na saúde;
  • Educação e formação em saúde;
  • Atenção Primária à Saúde;
  • Participação comunitária e controle social em saúde;
  • Ciência, tecnologia, comunicação e inovação em saúde;
  • Direito em saúde, saúde internacional e bioética;
  • Promoção, prevenção e vigilância em saúde;
  • Integralidade do cuidado.

            As 3 conferências proferidas na Mostra/Simpósio foram de alta qualidade e os seus autores – Dra. Nísia Trindade, Dr. Marcelo Bello e Dr. Gonzalo Vecina – conseguiram manter o público atento porque aliaram consistência, conhecimento profundo sobre os assuntos e qualidade expositiva. Deixaram uma mensagem de esperança e compromisso com a ciência e a democracia para a nova geração de estudantes e profissionais de saúde e para a velha guarda do movimento sanitário! Foram gravadas, como os minicursos e estão à disposição dos participantes do evento que optaram por essa modalidade de inscrição.

            Muito difícil resumir em poucas palavras tanta diversidade e profundidade nas abordagens e intervenções ocorridas nos dois dias do evento. Talvez possamos dizer, sem muito risco de errar, que com a 7ª Mostra e o 1º Simpósio cumprimos mais uma vez o nosso papel de contribuir para a formação de novos e melhores profissionais, de novos e melhores gestores, de novos e melhores pesquisadores, de novos e melhores cidadãos. E talvez possamos também dizer que “as experiências e os aprendizados da saúde em tempos de pandemia” que foram compartilhados entre e pelos participantes do evento conduzem para um novo eixo temático para nossas próximas iniciativas –  “SAÚDE, CIÊNCIA & DEMOCRACIA” – em torno do qual devemos pautar nossas ações de hoje e para o futuro.

            Este talvez deva ser o Tema Central do 6º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, 8ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde e 7º Prêmio INOVA SAÚDE PARANÁ, que serão realizados de 14 a 16 de julho de 2022, ano em que o INESCO comemorará seus 35 anos de existência. Queremos que o 6º Congresso seja mais do que um evento. Que seja um processo participativo e dinâmico que tenha início HOJE. Nele não poderão faltar temas e questões tradicionais, consolidados e temas inovadores, de fronteira do conhecimento e das práticas em saúde, como é o caso dos desafios interpostos pela revolução digital em andamento e a inserção das novas tecnologias de comunicação e informação na assistência, na gestão e na educação em saúde.

Somos hoje uma entidade/um movimento mais fortalecido do que há um ano. No entanto ainda sofremos as consequências da nossa debilidade organizacional. Nosso quadro associativo tem crescido em número e em qualidade, mas em um ritmo insuficiente para cumprirmos as metas de crescimento que aprovamos no Plano de Ação 2021-2022. Lançamos hoje um novo convite para que reforcemos a Campanha de Associação em torno da busca do Associado Número 1.000! Você é importante e faz a diferença. Junte-se a nós! Acesse a área da Campanha no www.inesco.org.br e associe-se ainda hoje e transmita o convite para colegas de trabalho e de estudo.

Finalizamos parabenizando e agradecendo a todos que acreditaram na renovação do INESCO e trabalharam para que tudo isso se tornasse possível. A equipe dos bastidores, o time de peso que pensa e constrói a saúde no Brasil e que nos apoia, e a cada um dos participantes deste evento, que compartilhou conosco um pedacinho de sua luta diária pela saúde pública/coletiva.

OBRIGADO E ATÉ BREVE!

Londrina, 9-10 de julho de 2021.

Diretores, Conselheiros do INESCO e participantes da 7ª Mostra e 1º Simpósio

plugins premium WordPress