Participou ativamente da conquista do Capítulo da Saúde na Constituição Federal de 1988, que por meio dos artigos 196 a 200 lançou as bases legais do SUS. Trabalho desenvolvido juntamente com os núcleos congêneres de MG (NESCON), Distrito Federal (NESP), e aqueles ligados às Universidades Federais de vários estados (RN, PB, PE, CE, BA, RJ, AL, SC entre outros).

Participou ativamente da conquista do Capítulo da Saúde na Constituição Federal de 1988, que por meio dos artigos 196 a 200 lançou as bases legais do SUS. Trabalho desenvolvido juntamente com os núcleos congêneres de MG (NESCON), Distrito Federal (NESP), e aqueles ligados às Universidades Federais de vários estados (RN, PB, PE, CE, BA, RJ, AL, SC entre outros).

Apoiou a elaboração, o debate e a aprovação da Lei Orgânica da Saúde (Leis 8080 e 8142/1990). Idem atuação conjunta com as entidades regionais e nacionais como Abrasco, Cebes e Rede IDA

Participou da conquista do Capítulo de Saúde na Constituição do Estado do Paraná, apoiando os debates e a liderança do Deputado Haroldo Ferreira, relator do capítulo na ALEP (1989-1990).

Apoiou a criação (1990) e desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu (Mestrado e Doutorado) em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde da UEL, pioneiros nessa área no Paraná.

Criou e publicou, desde 1988, dezenas de edições da Revista Espaço para a Saúde, tendo cedido seus direitos editoriais (2018) para o Programa de Pós-Graduação de Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe – FPP.

Coordenou o Projeto UNIVERSIDAIDS (2000 a 2003), promovido pelo MS, na macrorregião Norte do Paraná, voltado a educação dos profi ssionais de saúde e educação popular em âmbito municipal, sensibilizando e capacitando em HIV/DST/AIDS.

Publicou várias obras no formato de livros acadêmicos, desde 2001 com o livro “Bases da Saúde Coletiva”, de autoria de professores da área da UEL, em parceria com a Abrasco e da Fundação Araucária, que forneceu recursos ao projeto elaborado pelo NESCO; o último, publicado em julho de 2020, foi “Avaliação da Educação Superior. Uma experiência na Educação Médica”, tese de doutorado na UNICAMP da Profa. Gianna Lepre Perim.

Exerceu o papel, durante vários anos a partir de 2001, de Agência Regional do Paraná para o desenvolvimento do PROFAE – Programa de profi ssionalização dos trabalhadores da área de enfermagem (auxiliares e técnicos).

Executou o Projeto Distrito Saudável, em parceria com o MS, voltado à promoção da saúde do Distrito de Alto Alegre, município de Colorado

Participou da elaboração do Projeto Biblioteca Virtual Comunitária, pertencente a Associação das Mulheres Batalhadoras do Jardim Franciscato, zona sul de Londrina, construído e equipado com recursos doados pela Fundação Kellogg, em 1995. Mais do que a edifi cação, sua essência foi o empoderamento do movimento de mulheres, fortalecendo sua participação nos conselhos municipais e estaduais de saúde e da mulher.

Apoiou a elaboração e a gestão do Projeto UNI-Londrina (PROUNI), 1990, voltado ao desenvolvimento de parceria entre áreas acadêmicas (os cursos de graduação da saúde da UEL), os serviços de saúde (da SMS e da SESA) e as organizações comunitárias (Conselho de Saúde da Região Sul de Londrina). Resultou em importantes inovações e modernização dos cursos de medicina e enfermagem, dos serviços de saúde e na capacitação de lideranças comunitárias

Apoiou as atividades da diretoria nacional do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) durante os anos em que esteve sediado em Londrina (1987 a 1992).

Apoiou as atividades da Rede UNIDA durante os anos em que esteve sediada em Londrina (1997 a 2006) e promoveu a aproximação da Rede com o movimento social em saúde, com capacitações de lideranças comunitárias.

Apoiou a discussão, formulação e aprovação (1998 a 2001) das Diretrizes Curriculares Nacionais dos 14 cursos universitários da área da saúde, em parceria com a Rede UNIDA.

Criou a Revista de Saúde Pública do Paraná, em 2017, em co-edição com a Escola Estadual de Saúde Pública, para quem transferiu em 2019 os seus direitos editoriais.

Apoiou o movimento municipalista em saúde do Paraná nos anos 1980 e 1990, desde as Associações Microrregionais de Secretarias e Departamentos Municipais de Saúde até a organização do COSEMSPR.

Realizou o Curso para Capacitação de Médicos, Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem para atendimento em Urgências e Emergências, em 2006 e 2007, com fi nanciamento do MS e parceria com o PREPPS-17, HUTEC e CCS/UEL.

Promoveu o Curso de Especialização em Saúde da Família, em 2005 e 2006,em parceria com o PREPPS-17 e fi nanciamento do MS.

Participou da pesquisa na região sul, em 2004 e 2005, juntamente com a Abrasco e a Fiocruz, sobre a situação do Controle Social, visando estruturar uma Rede Nacional de Observatórios de Gestão Participativa.

Participou da elaboração do Plano Diretor do Observatório de 20Recursos Humanos em Saúde no Paraná entre 2005 e 2007.

Desenvolveu em parceria com a ENSP/FIOCRUZ, o Curso de Especialização de Políticas Públicas e Gestão Estratégica para Gestores, fi nanciado pelo MS (2004 a 2005).

Participou do Programa de Qualifi cação e Fortalecimento da Gestão Estratégica do SUS – REGESUS, desenvolvido entre 2007 22e 2009, em parceria com a UEL, UEM e UEPG. Gestão Estratégica do SUS – REGESUS, desenvolvido entre 2007 e 2009, em parceria com a UEL, UEM e UEPG.

Realizou o IV Fórum Nacional Sobre Metodologias Ativas de EnsinoAprendizagem, Londrina, 2007 com o apoio da Fundação Kellogg e Fundação Araucária e, em 2014, realizou o VII Fórum, em Curitiba, resgatando um processo que havia sido interrompido em 2010.

Realizou o gerenciamento da Residência Multiprofi ssional em Saúde da Família, das Turmas de 2007, 2008 e 2009 e do Mestrado Profi ssional em Gestão de Serviços e Saúde, entre 2008 e 2011, na UEL e com o apoio do MS.

Apoiou o desenvolvimento do Curso de Capacitação de Conselheiros Municipais de Saúde, promovido pela SESA entre 2015 e 2018, com o uso de metodologias ativas de ensinoaprendizagem e com a publicação (5.000 exemplares) do Caderno do Curso como edição especial da Revista Espaço para a Saúde, com uma linguagem acessível e distribuída em todas as regionais de saúde paranaenses.

Executou em 2007, com o apoio da Fundação Kellogg, o Projeto de Reorganização e Publicização do Acervo do Programa UNI na América Latina e Caribe, cujos exemplares físicos foram entregues para a guarda da Biblioteca Setorial do CCS/UEL.

Desenvolveu o Curso de Especialização em Gestão Hospitalar e de Serviços de Saúde, entre 2008 e 2011, com apoio do MS.

Promoveu 5 Congressos Paranaenses de Saúde Pública/Coletiva (2000, 2014, 2016, 2018 e 2020), com centenas de convidados, conferencistas, palestrantes e instrutores, e milhares de participantes. Com parceria e/ou apoio da SESA, Secretarias Municipais, MS, CONASS, Fundação Araucária e outras entidades.

Promoveu 6 Mostras Paranaenses de Pesquisas e Relatos de Experiências em Saúde, em 2014, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020, com a participação de milhares de autores de trabalhos inscritos e selecionados. Idem com parcerias e apoios.

Promoveu 6 Prêmios INOVA SAÚDE PARANÁ, com dezenas de trabalhos premiados, em 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020. Idem com parcerias e apoios.

Criou em 2015 dois Centros de Documentação da Memória em Saúde: o CEDOC-Dalton Paranaguá, voltado à saúde pública de Londrina e o CEDOC-Walter Pecoits, voltado à saúde pública do estado. O CEDOC-DP transferiu seu acervo, juntamente com a AML, para o Museu Histórico de Londrina. O CEDOC-WP não conseguiu prosseguir e repassou o acervo que obteve para a biblioteca da ESPP e para alguns doadores familiares.

Criou em 2015 e manteve até 2021 em Londrina, o Projeto de Preservação Histórica e Ambiental da Praça Dr. Jonas de Faria Castro depredada e degradada. O espaço público está localizado em frente ao terreno onde funcionou o primeiro Ginásio de Londrina, fundado pelo mesmo cidadão que havia criado o primeiro hospital privado da cidade, na década de 1940.

Apoiou o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no Paraná, contribuindo ativamente para a elaboração do Projeto de Lei de autoria do Deputado Michele Caputo, que resultou na Lei Estadual 2091/2019, que instituiu os princípios e os fundamentos dos Cuidados Paliativos, e para a reativação do Instituto Palliare de Londrina.

Realizou de forma pioneira os dois primeiros eventos da área da saúde no Paraná na modalidade remota: o 5o Congresso, em 2020 e a 7a Mostra, em 2021

Enfim, devemos comemorar os 35 anos porque o iNESCO pertence à “família das moscas teimosas”… Isso mesmo, porque como já escreveu Machado de Assis, no conto “Uns braços”: “Mas há ideias que são da família das moscas teimosas: por mais que a gente as sacuda, elas tornam e pousam.”

plugins premium WordPress