Trabalhar a enfermagem pautada na ciência, arte e no cuidado está na essência da Cooperativa de Trabalho de Enfermagem do Paraná – COOENFPR que completou dois anos de atividades, sendo pioneira no segmento no Estado. “Estamos vendo o mundo se transformar em uma velocidade nunca observada antes. E no setor de enfermagem isso não é diferente, o que acaba por se tornar um desafio acompanhar tanta informação ao mesmo tempo. Some-se a isso o fato de que as decisões para quem atua na profissão precisam ser tomadas com respaldo na ciência e pautadas em evidências”, explica a enfermeira e presidente da cooperativa, Quitéria Antunes.

Segundo a profissional, trabalhar em formato de cooperativa ajuda os profissionais a entrarem nesta nova realidade do mercado, pois soma-se forças, compartilha-se conhecimento e ganha-se em autonomia profissional. “Queremos que enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem sejam melhores reconhecidos pelo mercado e pela própria sociedade como alguém essencial dentro de uma equipe multidisciplinar de saúde, mas para isso, o próprio profissional precisa se ver nesta condição. Essa realidade leva-se tempo para mudar, mas estamos plantando esta semente e ela vem germinando e logo teremos uma nova realidade brotando a partir de iniciativas cooperadas”, destaca.

A COOENF foi criada poucas semanas antes do início da pandemia do coronavírus mudar toda a rotina do setor de saúde. Com 600 profissionais ativos no Paraná em municípios como Curitiba, Região Metropolitana e Campos Gerais, a classe atravessou a pandemia sendo um elo de extrema importância para enfrentamento da Covid-19.

Confira a entrevista completa da presidente da Cooperativa de Trabalho de Enfermagem do Paraná ao Saúde Debate, acessando: https://saudedebate.com.br/noticias/destaques/o-cooperativismo-chega-ao-setor-de-enfermagem-do-parana/

plugins premium WordPress