Page 8 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 8
AGRADECIMENTOS
A publicação deste estudo, fruto da minha tese de doutorado, só está
sendo possível em função do apoio de dois conhecidos nomes da história da
Educação Médica brasileira nas últimas décadas: os professores e colegas de
universidade Marcio Almeida e João Campos.
O próprio estudo surgiu a partir das indagações de ambos sobre as
mudanças implementadas no Curso de Medicina da Universidade Estadual
de Londrina - UEL nos anos 90, das quais, juntamente com outros atores,
foram grandes protagonistas. Motivada pela riqueza do processo vivenciado
pelo Curso, somada aos desafios da avaliação da Educação Superior que
meu orientador, o renomado Professor José Dias Sobrinho, me apresentava,
nascia a ideia do projeto original, desenvolvido entre 2003 e 2007.
Por isso, primeiramente, agradeço à UEL, em especial ao Centro
de Educação Física pelo apoio para realizar o doutorado, e ao Curso de
Medicina, aqui compreendidos todos os envolvidos no projeto de avaliação
do Curso, materializado pelo SIAMed – Sistema Integrado de Avaliação do
Curso de Medicina da UEL. Agradeço também o apoio da atual Coordenação
do Colegiado do Curso, na pessoa da Profª. Neide Tomimura Costa.
Desde a defesa da tese, o Prof. Marcio Almeida, que foi também meu
coorientador, cobrava a publicação do estudo. Chegamos a iniciar o trabalho,
mas em função de outros compromissos profissionais que assumi, não foi
possível finalizá-lo naquele momento. Desde então, me distanciei do tema e
voltei a atuar na minha área de origem, o Esporte. Mas ele nunca desistiu!
Passados mais de 10 anos, após muita insistência da parte dele, somada
agora ao incentivo do Prof. João Campos, como Presidente do iNESCO –
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, juntos publicaram a tese em sua
VII