Page 13 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 13

12




                            APRESENTAÇÃO



                                  O  presente  trabalho  objetiva  estudar  o  ensino  da  Saúde  Coletiva  na

                            graduação  médica,  buscando  apreender  suas  configurações  e  as
                            conseqüentes implicações nas propostas curriculares de três universidades do

                            Paraná  (Brasil):  Universidade  Estadual  de  Londrina  (UEL),  Universidade
                            Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Positivo (UnicenP).


                                  O  interesse  por  esta  temática  surgiu  em  função  do  meu  trabalho  na
                            Universidade  Estadual  de  Londrina  como  docente  desde  1985,  quando

                            ingressei  na  instituição  como  professor  na  categoria  auxiliar  de  ensino,  no
                            então Departamento Materno-Infantil e Saúde Comunitária (MISC). Em 1996,

                            assumi a Coordenação do Colegiado  do Curso de  Medicina da UEL, aonde
                            desde  1998,  vem  sendo  implantado  um  currículo  integrado,  que  se

                            fundamenta em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, com destaque
                            para a Aprendizagem Baseada em Problemas, mais conhecida pela sigla PBL

                            (Problem Based Learning).

                                  O  acompanhamento  dessa  trajetória  de  mudança  curricular  foi

                            ampliando    meu  interesse  em  compreender  o  papel  da  Saúde  Coletiva  nos
                            cursos  de  Medicina.  Motivado  por  essa  inquietação  intelectual,  no  ano  de

                            2006,  ingressei no programa de pós-graduação em Medicina Preventiva da
                            USP  e,  desde  então,  venho  me  concentrando  no  desenvolvimento  da

                            presente pesquisa.

                                  Como parte das exigências do Programa de Doutorado da Faculdade

                            de Medicina da Universidade de São Paulo, o presente estudo foi organizado
                            de forma a compreender as diferentes tendências da Saúde Coletiva, tomadas

                            tanto  pela  perspectiva  do  currículo  instituído  como  pela  vivência  dos  vários
                            agentes envolvidos: gestores, docentes e  estudantes.


                                  Ao  lado  do  interesse  em  compreender  as  diferentes  abordagens  da
                            Saúde Coletiva, discutindo o seu papel na formação médica, o tema parece

                            ganhar especial relevância no atual contexto político e acadêmico brasileiro,
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18