Page 16 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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RESUMO
Campos JJB de. O ensino da saúde coletiva na graduação médica: estudo
de caso em três universidades do Paraná. [tese]. São Paulo: Faculdade de
Medicina, Universidade de São Paulo; 2009. 317p.
Historicamente, as diferentes concepções de Saúde Coletiva influenciaram
tanto no ensino específico deste campo do saber como na formação geral do
médico. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo
estudar o ensino da Saúde Coletiva na graduação médica, buscando
apreender suas configurações e as conseqüentes implicações nas propostas
curriculares de três universidades do Paraná (Brasil): Universidade Estadual
de Londrina (UEL), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade
Positivo (UnicenP). Constituíram-se também em eixos de investigação, além
das concepções de Saúde Coletiva, a relação ensino-aprendizagem, as
ênfases assumidas pelo programa e os vínculos com os serviços de saúde. A
pesquisa qualitativa foi realizada com base na análise documental dos
projetos pedagógicos (os cursos instituídos) considerando como eles são
efetivamente vividos, de acordo com a ótica dos agentes envolvidos. Para
tanto, foram feitas entrevistas com 11 gestores, 18 professores, e foram
constituídos 4 grupos focais de estudantes, considerados atores-chave nos
três cursos de Medicina. Os resultados evidenciaram a inserção de 5% a 20%
da área de Saúde Coletiva nos currículos, dependendo das estratégias de
ensino, mas sempre em abordagens acadêmicas fortemente vinculadas aos
serviços de saúde, uma realidade que é fortalecida pelo grau de consolidação
do SUS em ambas as cidades (Curitiba e Londrina). Independentemente da
natureza da universidade, da configuração organizacional e acadêmica do
curso e dos diferentes modos de inserção docente, a Saúde Coletiva se faz
presente e se assume com considerável relevância para a formação
médica. Ainda que não se constitua um eixo articulador da graduação em dois
casos estudados, a área traz à dimensão técnica do saber médico o equilíbrio
necessário representado pela consciência dos desafios e o compromisso com
a realidade. De modo inverso, em função da complexidade da formação, a
presença maciça da Saúde Coletiva ao longo de um curso não garante
necessariamente o ideal da profissionalização médica.
DESCRITORES: Currículo/tendências. Educação médica. Saúde coletiva.
Educação de graduação em medicina. Educação superior.
Pesquisa qualitativa.