Page 21 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            contundente crítica às formulações e às práticas que, anteriormente, haviam

                            se  voltado  contra  o  modelo  médico  hegemônico;  também  se  discutiram  as

                            diferenças  entre  Medicina  Preventiva,  Medicina  Social  e  Saúde  Pública

                            (Garcia, 1983).



                                            O trabalho de Arouca (1975) apresentou uma profunda análise

                            crítica do projeto preventivista, assinalando, entre outros pontos, a delimitação

                            da  Medicina  Preventiva  que,  por  um  lado,  afirma  a  sua  identidade  e  a

                            diferencia da própria Medicina  e, por outro, estabelece suas diferenças com a


                            Saúde  Pública  e  a  Medicina  Social.  Nessa  tese,  o  autor  procurou  também

                            redefinir  o  campo  de  trabalho  que,  até  então,  tratava  indistintamente  o

                            preventivo e o social.



                                            Em meados da década de 1970, as idéias sobre a Medicina

                            Social  foram  objeto  de  um  documento  da  OPAS  que  afirma  o  seu

                            entendimento como o campo de práticas e conhecimentos relacionados com a

                            saúde, cuja preocupação principal é estudar a sociedade, analisar as formas


                            correntes de interpretação dos problemas de saúde e da prática médica (Silva,

                            1973).


                                            Nesse  sentido,  o  quadro  conceitual  que  fornecia  as  bases

                            para repensar  esse  campo  de  práticas  era  o  de  considerar  que,  em


                            cada  formação  social concreta, a educação  cumpre  um papel  fundamental

                            na  reprodução  da  organização  dos  serviços  de  saúde  e se  cristaliza  na

                            re-atualização  e  preservação  das  práticas  específicas,  tanto  nas  dimensões


                            do conhecimento quanto nas técnicas e no conteúdo ideológico.  Desta forma,
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