Page 22 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            afirma ser a própria organização estrutural da atenção médica que exerce um

                            papel dominante através da estrutura do mercado de trabalho e das condições

                            que circunscrevem a prática médica (OPAS, 1976).



                                            Ao  longo  dos  anos,  a  correta  identificação  da  influência  do

                            mercado de trabalho  sobre o  processo  de formação  profissional  degenerou,

                            em alguns casos, em determinismo estrutural (Almeida, 1999), como se um

                            determinasse  o  outro,  sem  a  mediação  de  uma  série  de  processos  que  se

                            relacionam a ele e podem também influenciá-lo significativamente.



                                            Essa  forma  mecânica  de  determinação  da  prática  sobre  o

                            ensino merece  ser  questionada,  como  assinala  Feuerwerker  (2002),  citando

                            como  exemplos  a  reforma  do  sistema  de  saúde  inglês,  que  foi  feita


                            imediatamente no pós-guerra (Testa, 1995),  e o modelo de formação médica

                            adotado no Reino Unido, baseado no relatório Dawson e não na orientação

                            flexneriana. Ou seja, existiria a possibilidade de fazer prevalecer referencial e

                            valores distintos dos hegemônicos sem submeter a organização do sistema de


                            saúde e da educação médica à lógica do capital  —  ainda que na vigência do

                            capitalismo.


                                            Enfatizam-se  com  esses  exemplos  os  condicionamentos

                            estruturais que admitem a construção de variantes sob a ação dos sujeitos e a


                            especificidade  dos  contextos  e  das  relações  de  força  em  dado  momento

                            histórico.


                                            Os modelos sanitários, a prática em particular e a educação


                            dos profissionais de saúde em vigor, em uma dada sociedade e em um dado
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