Page 27 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            cientificamente bem fundamentamenta, que possa servir como base para uma

                            boa  formação  geral  do  médico,  em  um  processo  que  não  se  contenta  com

                            uma especialização precoce e nem se conforma com um saber mínimo.



                                            O médico do futuro idealmente deverá ser capaz de situar a

                            Medicina no contexto da realidade sociopolítica e que se constitui como um

                            profissional inquisitivo, pesquisador e crítico em face da realidade da saúde e


                            dos problemas sanitários de seu território e do contexto que o envolve.


                                            No  campo  da  saúde,  a  consolidação  do  Sistema  Único  de

                            Saúde (SUS) coloca novas e importantes questões diante da necessidade de


                            oferecer  atenção  integral,  resolutiva  e  de  qualidade  em  todos  os  níveis  do

                            sistema.  Por  essa  razão,  o  debate  sobre  formação  e  desenvolvimento  dos

                            profissionais de saúde vem ganhando importância cada vez maior, já que o

                            descompasso entre o perfil dos profissionais e as orientações do sistema de


                            saúde  é  identificado  como  fator  crítico  para  a  consecução  desses  objetivos

                            (Campos, 1998).



                                            Por  outro  lado,  paira  no  campo  educacional  uma  tradição

                            conteudista  e  fragmentária  típica  do  modelo  empirista.  Conteudista  porque

                            privilegia o conhecimento como um conjunto pré-determinado e inflexível de

                            saberes a ser passado dos professores aos estudantes. Fragmentário porque

                            se pauta no pressuposto de que as disciplinas devem ser ensinadas de modo


                            independente e  que a simples associação (ou  acumulação)  delas garante  a

                            formação  profissional.  Nessa  concepção,  a  qualidade  do  “bom  médico”  se

                            equipara  ao  seu  acervo  quantitativo  de  conhecimentos  e  técnicas,  sem
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