Page 29 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                            No  que  tange  às  competências  gerais  dos  profissionais,

                            ressaltam as diretrizes que os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito

                            profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção,

                            proteção  e  reabilitação  da  saúde,  tanto  em  nível  individual  quanto  coletivo


                            (Almeida et al., 2007).


                                            Nas  diretrizes  curriculares  de  todos os cursos  de  graduação


                            em saúde (exceto Medicina Veterinária, Psicologia, Educação Física e Serviço

                            Social),  alinhados  ao  processo  da  reforma  sanitária  brasileira  e  atuação  no

                            Sistema  Único  de  Saúde,  constou  uma  clara  transposição  do  artigo  198  da

                            Constituição Federal.  Diz o artigo 198 que "as ações e os serviços públicos

                            de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um


                            sistema único".


                                            De  acordo  com  as  diretrizes  curriculares  nacionais,  para  a


                            formação    de   médicos,    biomédicos,    fisioterapeutas,   fonoaudiólogos,

                            odontólogos  e  terapeutas  ocupacionais,  consta  do  documento  oficialmente

                            aprovado pelo Conselho Nacional de Educação a seguinte recomendação: "a

                            formação do profissional deve contemplar o sistema de saúde vigente no país,


                            a  atenção  integral  da  saúde  num  sistema  regionalizado  e  hierarquizado  de

                            referência e contra-referência e o trabalho em equipe” (Feuerwerker, 2004).


                                            Para  a  formação  de  farmacêuticos,  consta  o  aposto  "com


                            ênfase no SUS". Para enfermeiros e nutricionistas consta que a formação do

                            profissional "deve atender às necessidades sociais da saúde, com ênfase no

                            SUS",  com  um  acréscimo  na  profissão  de  enfermeiros:  "assegurando  a
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