Page 30 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 30

13




                            integralidade  da  atenção  e  a  qualidade  e  humanização  do  atendimento"

                            (Almeida e Maranhão, 2003).


                                            Em  função  da  necessidade  de  mudanças  na  formação


                            profissional relacionadas à organização e às práticas dos serviços, há várias

                            iniciativas  orientadas  à  construção  de  agenda  comum  entre  gestores

                            municipais e instituições formadoras, visando uma maior cooperação entre as


                            universidades  e  os  serviços  de  saúde  (CONASEMS,  2003),  bem  como  a

                            elaboração de projetos pedagógicos capazes de produzir perfis profissionais

                            mais adequados ao sistema de saúde.



                                            Nessa  direção,  as  metodologias  ativas  de  ensino-

                            aprendizagem,  a  articulação  entre  trabalho  e  aprendizagem,  a  prática  ao

                            longo  de  todo  o  curso  e  em  todos  os  cenários  em  que  ocorre  o  processo

                            saúde-doença,  o  compromisso  com  a  resolução  de  problemas  da  realidade


                            são alguns dos elementos fundamentais das novas propostas para a formação

                            profissional do médico (Feuerwerker, 1999).



                                            Apesar de o processo de construção do SUS ter alimentado

                            diretamente  o  movimento  por  mudanças  na  educação  dos  profissionais  de

                            saúde, de modo geral, a participação da Saúde Coletiva na graduação médica

                            não tem sido objeto de reflexão sistemática (Forster et al., 2001).



                                            O grande esforço de constituição do campo da Saúde Coletiva

                            concentrou-se na pós-graduação e na produção de conhecimento. O ensino

                            nos  cursos  de  graduação  da  área  de  saúde  tende  a  reproduzir  os  eixos


                            disciplinares da pós-graduação, quais sejam, a epidemiologia, o planejamento
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35