Page 26 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 26

9




                            professor  costuma  dizer:  "ele  não  tem  a  possibilidade  de  aprender"  (Matuí,

                            1996).


                                            Nessas  duas  concepções  de  educação,  tanto  no  empirismo


                            como no inatismo o ensino apenas se ajusta ao que já existe ao que é fixo e

                            pré-determinado. Nascer com um dom ou nascer como uma folha de papel em

                            branco (o “conhecimento zero”) são concepções que têm como conseqüência

                            a  fixação  dos  processos  de  ensino,  seja  para  ensinar  o  que  o  indivíduo  já

                            nasceu para ser, seja para ensinar tudo o que dele se espera.



                                            No  relacionismo,  que  é  a  base  do  sócio-construtivismo,  em

                            função da concepção de ensino do educador, o homem se torna homem pela

                            sua  história  e  seu  contexto  sócio-cultural  sem  desconsiderar  o  aspecto


                            biológico,  a  educação  é  pensada  a  partir  das  experiências  mediadas  e  dos

                            processos  interativos  (Becker,  1993);  trata-se,  portanto,  de  um  processo

                            construído  ativamente  e  a  longo  prazo  pela  interação  ininterrupta  entre

                            professores e estudantes, estudantes e estudantes, estudantes e objetos ou


                            situações que promovem o conhecimento.


                                            O  sujeito  aprendiz  é  agente  nesse  complexo  processo  pela

                            possibilidade de criar hipóteses, refletir sobre os assuntos trabalhados, testar

                            seus  conhecimentos,  defender  argumentos,  lidar  com  conflitos,  desenvolver


                            pontos de vista, compreender causas e correlações.


                                            Este  é  o  pressuposto  de  formação  médica  deste  estudo.  O

                            médico  a  ser  formado  na  graduação  não  é  aquele  que  conhece  pouco  de


                            muito,  mas  sim  aquele  que  tenha  uma  educação  médica  ampla  e
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31