Page 14 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 14

13




                            quando  os  cursos  de  Medicina  passam a ser discutidos  à luz das  diretrizes
                            curriculares nacionais das graduações em saúde e da sua consonância com

                            os princípios do SUS, mudanças no sistema de saúde que 20 anos após a sua
                            promulgação  acirram  uma  antiga  discussão  travada  entre  os  adeptos  da
                            excelência técnica em oposição à relevância social.


                                  O  tratamento  deste  tema,  assim  como  a  explicitação  da  pesquisa

                            realizada e a discussão de seus resultados foram organizados nos capítulos
                            que se seguem.


                                  Na introdução, capítulo 1, procura-se situar o ensino da Saúde Coletiva
                            como  um  campo  de  saberes  e  práticas  interdisciplinares,  fazendo-se  uma

                            breve revisão da literatura, com o propósito de enfocar a formação médica e o
                            lugar da Saúde Coletiva, situando os pressupostos pedagógicos da pesquisa,

                            analisando  as  tendências  educativas  na  formação  médica  de  modo  a
                            problematizar o tema para finalmente, apresentar a hipótese.


                                  No capítulo 2, apresentam-se os objetivos do estudo.


                                  No  capítulo  3  apresenta-se  a  metodologia  adotada,  no  processo  de
                            coleta  do  corpus  da  pesquisa  e  o  referencial  utilizado  para  o  tratamento

                            analítico dos dados.


                                  No  capítulo  4,  apresentam-se  os  resultados  do  estudo  de  caso
                            realizado na Universidade Estadual de Londrina, na Universidade Federal do
                            Paraná  e  na  Universidade  Positivo,  a  partir  da  análise  documental  dos

                            respectivos  cursos  de  Medicina  que  levou  em  consideração  como  eles  são
                            efetivamente  vividos  segundo  a  ótica  dos  agentes  envolvidos  através  das

                            entrevistas  realizadas,  junto  com  a  discussão  dos  três  casos,  analisados
                            também à luz das relações entre os currículos e o SUS, enfocando o que foi
                            feito na Saúde Coletiva, assim como o diálogo possível entre as tendências no

                            ensino da Saúde Coletiva na graduação médica.


                                  No  capítulo  5,  apresentam-se  as  implicações  e  considerações  finais
                            deste  estudo,  que  de  certa  forma,  se  situam  na  estreita  interseção  entre  a
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19