Page 14 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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quando os cursos de Medicina passam a ser discutidos à luz das diretrizes
curriculares nacionais das graduações em saúde e da sua consonância com
os princípios do SUS, mudanças no sistema de saúde que 20 anos após a sua
promulgação acirram uma antiga discussão travada entre os adeptos da
excelência técnica em oposição à relevância social.
O tratamento deste tema, assim como a explicitação da pesquisa
realizada e a discussão de seus resultados foram organizados nos capítulos
que se seguem.
Na introdução, capítulo 1, procura-se situar o ensino da Saúde Coletiva
como um campo de saberes e práticas interdisciplinares, fazendo-se uma
breve revisão da literatura, com o propósito de enfocar a formação médica e o
lugar da Saúde Coletiva, situando os pressupostos pedagógicos da pesquisa,
analisando as tendências educativas na formação médica de modo a
problematizar o tema para finalmente, apresentar a hipótese.
No capítulo 2, apresentam-se os objetivos do estudo.
No capítulo 3 apresenta-se a metodologia adotada, no processo de
coleta do corpus da pesquisa e o referencial utilizado para o tratamento
analítico dos dados.
No capítulo 4, apresentam-se os resultados do estudo de caso
realizado na Universidade Estadual de Londrina, na Universidade Federal do
Paraná e na Universidade Positivo, a partir da análise documental dos
respectivos cursos de Medicina que levou em consideração como eles são
efetivamente vividos segundo a ótica dos agentes envolvidos através das
entrevistas realizadas, junto com a discussão dos três casos, analisados
também à luz das relações entre os currículos e o SUS, enfocando o que foi
feito na Saúde Coletiva, assim como o diálogo possível entre as tendências no
ensino da Saúde Coletiva na graduação médica.
No capítulo 5, apresentam-se as implicações e considerações finais
deste estudo, que de certa forma, se situam na estreita interseção entre a