Page 291 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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ANEXO B
HOSPITAL DAS CLÍNICAS
DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
CAIXA POSTAL, 8091 – SÃO PAULO - BRASIL
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
Você está sendo convidado (a) para participar de uma pesquisa. As informações existentes
neste documento são para que você tenha claros os objetivos da pesquisa e saiba que a sua
participação é espontânea. Se, durante a leitura deste documento, houver alguma dúvida
você deve fazer perguntas para que possa entender perfeitamente do que se trata. Após ser
esclarecido (a) sobre as informações a seguir, no caso de aceitar fazer parte do estudo,
assine ao final este documento.
I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO SUJEITO DA PESQUISA
1. NOME DO ENTREVISTADO:
INSTITUIÇÃO:
II - DADOS SOBRE A PESQUISA CIENTÍFICA
1. TÍTULO DO PROTOCOLO DE PESQUISA: O ensino da saúde coletiva na graduação de medicina
PESQUISADOR: João José Batista de Campos
CARGO/FUNÇÃO: Doutorando/pesquisador responsável
INSCRIÇÃO CONSELHO REGIONAL de Medicina do Paraná Nº 9760 (CRM-PR)
UNIDADE DO HCFMUSP: Depto de Medicina Preventiva
2. AVALIAÇÃO DO RISCO DA PESQUISA (probabilidade de que o indivíduo sofra algum dano como
conseqüência imediata ou tardia do estudo): SEM RISCO
3. Duração da Pesquisa: 36 meses
III - REGISTRO DAS EXPLICAÇÕES DO PESQUISADOR AO ENTREVISTADO SOBRE A
PESQUISA CONSIGNANDO:
1. Justificativa e os objetivos da pesquisa: o tema desta investigação foi o da concepção e
constituição da escola médica assim como a sua própria gestão. A tese a ser defendida neste
projeto de pesquisa parte da convicção de que o enfoque da saúde coletiva sobre as várias
dimensões do processo saúde-doença pode representar um eixo articulador do desenvolvimento
curricular na graduação da área de saúde. O objetivo é identificar as tendências do ensino da
saúde coletiva na graduação dos cursos de medicina no Paraná, buscando apreender o papel
delas na configuração das diferentes propostas curriculares e nas vicissitudes da sua
implementação à luz do contexto das políticas de saúde e das diretrizes curriculares nacionais para
a formação médica.
2. Procedimentos que serão utilizados e propósitos: para facilitar a pesquisa a entrevista será
gravada pelo pesquisador e, se necessário, serão feitas anotações sobre os relatos.
3. Desconfortos esperados: relacionados com a privacidade e confidencialidade, apontados
abaixo nas salvaguardas da confidencialidade, sigilo e privacidade.
4. Benefícios que poderão ser obtidos: acesso facilitado posteriormente a uma cópia da tese,
assim como as suas publicações na forma de livro e/ou artigos.
5. Custos para o sujeito da pesquisa: os entrevistados não terão nenhum custo ao participar
desta pesquisa.