Page 55 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 55
38
)*
TABELA 1 – Qualificação dos docentes no CCS e CCB da UEL em 2007.
CENTROS DE ESTUDO/ UEL CCS CCB
TITULAÇÃO n % n % n %
Graduado 62 3,8 19 5,1 04 2,0
Especialista 150 9,3 49 13,3 11 5,5
Mestre 604 37,5 177 47,9 57 28,3
Doutor 793 49,5 124 33,6 129 64,1
TOTAL 1609 100,0 369 100,0 201 100,0
Fonte: PROPLAN (Pró-Reitoria de Planejamento da UEL)
A análise desses dados sugere que a qualificação dos
docentes do CCS e CCB segue o padrão da Universidade, o que significa mais
de 80% de docentes mestres ou doutores.
b) HISTÓRICO E CONFIGURAÇÃO DO CURRÍCULO DO CURSO
DE MEDICINA DA UEL
A Faculdade de Medicina do Norte do Paraná foi criada pelo
Decreto Estadual Nº 5.216, publicado em 21 de dezembro de 1965, e deu início
as suas atividades acadêmicas no dia 15 de fevereiro de 1967 com aula
inaugural proferida pelo Prof. Dr. Ascêncio Garcia Lopes, que foi o primeiro
diretor da faculdade.
Em 1970, por ocasião da criação da Universidade Estadual de
Londrina, as faculdades preexistentes foram extintas e, na nova estrutura
universitária, os cursos de Medicina e de Odontologia passaram a integrar o
recém-criado Centro de Ciências da Saúde (CCS).