Page 60 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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serviços de saúde; metodologias ativas de ensino-aprendizagem; ensino
centrado no estudante e baseado em problemas como uma das metodologias
inovadoras de aprendizagem; prática tutorial na relação professor-aluno
prevalecendo em relação às aulas expositivas; educação permanente como
compromisso institucional e ecologia humana (integração biopsicossocial). Ou
seja, são princípios que buscam excelência técnica e relevância social para o
curso (Campos, 1996).
O sexto currículo, que se iniciou com a turma dos
matriculados em 1998 em regime acadêmico seriado anual, apresentava
exatamente a mesma carga horária do currículo anterior. No entanto, o seu
projeto político-pedagógico foi fruto de um consistente processo teórico-prático
de construção coletiva, aprovado pela Resolução CEPE N. 86 em 28 de agosto
de 1997, que formalizou a estruturação do currículo integrado do Curso de
Medicina da UEL e introduziu novas metodologias de ensino mais ativas, o que
veio a contribuir posteriormente no processo de elaboração e aprovação das
Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina (Almeida et al.,
2007).
As principais diretrizes do sexto currículo do Curso de Medicina
da UEL são as seguintes: estruturação modular viabilizando a
interdisciplinaridade; ensino centrado nas necessidades de aprendizagem dos
estudantes; currículo nuclear comum a todos os estudantes e a oportunidade
de módulos e práticas eletivas cuja função é permitir uma certa individualização
do currículo; ensino baseado na pedagogia da interação, com os conteúdos
das ciências básicas e clínicas desenvolvidos de forma integrada com os