Page 60 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            serviços  de  saúde;  metodologias  ativas  de  ensino-aprendizagem;  ensino

                            centrado no estudante e baseado em problemas como uma das metodologias

                            inovadoras  de  aprendizagem;  prática  tutorial  na  relação  professor-aluno

                            prevalecendo  em  relação  às  aulas  expositivas;  educação  permanente  como


                            compromisso institucional e ecologia humana (integração biopsicossocial). Ou

                            seja, são princípios que buscam excelência técnica e relevância social para o

                            curso (Campos, 1996).


                                            O  sexto  currículo,  que  se  iniciou  com  a  turma  dos


                            matriculados  em  1998  em  regime  acadêmico  seriado  anual,  apresentava

                            exatamente  a  mesma  carga  horária  do  currículo  anterior.  No  entanto,  o  seu

                            projeto político-pedagógico foi fruto de um consistente processo teórico-prático


                            de construção coletiva, aprovado pela Resolução CEPE N. 86 em 28 de agosto

                            de  1997,  que  formalizou  a  estruturação  do  currículo  integrado  do  Curso  de

                            Medicina da UEL e introduziu novas metodologias de ensino mais ativas, o que

                            veio  a contribuir  posteriormente no processo de elaboração  e aprovação das

                            Diretrizes  Curriculares Nacionais  para os cursos de Medicina (Almeida et al.,


                            2007).


                                            As principais diretrizes do sexto currículo do Curso de Medicina

                            da  UEL     são  as  seguintes:  estruturação  modular  viabilizando  a


                            interdisciplinaridade; ensino centrado nas necessidades de aprendizagem dos

                            estudantes; currículo nuclear comum a todos os estudantes e a oportunidade

                            de módulos e práticas eletivas cuja função é permitir uma certa individualização

                            do  currículo;  ensino  baseado  na  pedagogia  da  interação,  com  os  conteúdos


                            das  ciências  básicas  e  clínicas  desenvolvidos  de  forma  integrada  com  os
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