Page 58 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 58
41
)*
e competência na Universidade, que era a do gerenciamento dos cursos pelos
Departamentos.
Em meados de 1990, simultaneamente às ações do CCS e do
Hospital Universitário de reformas e ampliações de áreas físicas e de
reequipamento das estruturas acadêmicas e assistenciais, o Curso de Medicina
retomou iniciativas relativas às questões acadêmicas propriamente ditas.
A partir de 1991, no contexto do Projeto CINAEM,
desencadeou-se intenso processo de avaliação do curso médico a nível
nacional. O Curso de Medicina da UEL foi pioneiro, tendo sido a primeira
Escola Médica a responder ao questionário inicial e é hoje, por esta
participação e em várias outras iniciativas, reconhecida nacionalmente como
uma das mais comprometidas com o processo de mudança da educação
médica (CINAEM, 1992).
Além disso, as novas linhas de trabalho desenvolvidas por
várias disciplinas dos ciclos Básico e Clínico, os projetos especiais de ensino,
as novas articulações entre atividade de ensino, serviços e comunidade, as
visitas e estágios feitos por professores e estudantes em escolas e centros de
educação médica no exterior, a visita de consultores nacionais e estrangeiros,
com conferências e assessorias, desencadearam um rico processo de
capacitação docente sobre a reflexão de modelos pedagógicos e as
metodologias de ensino-aprendizagem mais modernas e recomendadas para a
educação médica no final do século XX.