Page 58 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 58

41

                             )*


                            e competência na Universidade, que era a do gerenciamento dos cursos pelos

                            Departamentos.


                                            Em meados de 1990, simultaneamente às ações do CCS e do


                            Hospital  Universitário  de  reformas  e  ampliações  de  áreas  físicas  e  de

                            reequipamento das estruturas acadêmicas e assistenciais, o Curso de Medicina

                            retomou iniciativas relativas às questões acadêmicas propriamente ditas.


                                            A  partir  de  1991,  no  contexto  do  Projeto  CINAEM,


                            desencadeou-se  intenso  processo  de  avaliação  do  curso  médico  a  nível

                            nacional.  O  Curso  de  Medicina  da  UEL  foi  pioneiro,  tendo  sido  a  primeira

                            Escola  Médica  a  responder  ao  questionário  inicial  e  é  hoje,  por  esta

                            participação  e  em  várias  outras  iniciativas,  reconhecida  nacionalmente  como


                            uma  das  mais  comprometidas  com  o  processo  de  mudança  da  educação

                            médica (CINAEM, 1992).


                                            Além  disso,  as  novas  linhas  de  trabalho  desenvolvidas  por


                            várias disciplinas dos ciclos Básico e Clínico, os projetos especiais de ensino,

                            as  novas  articulações  entre  atividade  de  ensino,  serviços  e  comunidade,  as

                            visitas e estágios feitos por professores e estudantes em escolas e centros de

                            educação médica no exterior, a visita de consultores nacionais e estrangeiros,

                            com  conferências  e  assessorias,  desencadearam  um  rico  processo  de


                            capacitação  docente  sobre  a  reflexão  de  modelos  pedagógicos  e  as

                            metodologias de ensino-aprendizagem mais modernas e recomendadas para a

                            educação médica no final do século XX.
   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63