Page 63 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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educacional. É importante registrar que essas mudanças ocorreram sempre
com a participação de professores e estudantes, especialmente a partir dos
sete Fóruns de Debates do Curso Médico da UEL realizados em 1977, 1980,
1981, 1992, 2003, 2005 e 2008.
Durante os dez primeiros anos do atual currículo integrado, as
atividades didáticas do curso respeitaram uma moratória que não alterou a
carga horária do curso e que se refletia na carga horária contratual dos
docentes dos departamentos envolvidos antes da reforma curricular ser
instituída.
Este breve histórico caracteriza o compromisso da instituição
com os novos modelos acadêmicos, o que se traduz na sua matriz curricular
não convencional. O calendário de 2008 do Curso de Medicina da UEL é
constituído pela matriz curricular de cada uma das seis séries do curso. Nessas
seis matrizes curriculares estão disponíveis informações sobre quem coordena
a série e o módulo, quais os dias em que se desenvolvem outras atividades
além dos tutoriais, como as habilidades e suas avaliações que são feitas
através das OSCES — Objective, Structered Clinical Examination (Harden,
1975). Enfim, apesar de ser chamado de “calendário”, porque o seu principal
objetivo é a marcação de datas, ele expressa a matriz curricular do curso de
uma forma mais completa (Anexo E).
c) MECANISMOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A avaliação do Projeto Político-Pedagógico sempre foi uma
preocupação do Curso de Medicina da UEL, razão pela qual o curso tem hoje uma