Page 63 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 63

46

                            )*


                            educacional.  É  importante  registrar  que  essas  mudanças  ocorreram  sempre

                            com  a  participação  de  professores  e  estudantes,  especialmente  a  partir  dos

                            sete Fóruns de Debates do Curso Médico da UEL realizados em 1977, 1980,

                            1981, 1992, 2003, 2005 e 2008.



                                            Durante os dez primeiros anos do atual currículo integrado, as

                            atividades  didáticas  do  curso  respeitaram  uma  moratória  que  não  alterou  a

                            carga  horária  do  curso  e  que  se  refletia  na  carga  horária  contratual  dos

                            docentes  dos  departamentos  envolvidos  antes  da  reforma  curricular  ser


                            instituída.


                                            Este  breve  histórico  caracteriza  o  compromisso  da  instituição

                            com os novos modelos acadêmicos, o que se traduz na sua matriz curricular

                            não  convencional.  O  calendário  de  2008  do  Curso  de  Medicina  da  UEL  é


                            constituído pela matriz curricular de cada uma das seis séries do curso. Nessas

                            seis matrizes curriculares estão disponíveis informações sobre quem coordena

                            a série e o módulo, quais os  dias em que  se desenvolvem outras atividades

                            além  dos  tutoriais,  como  as  habilidades  e  suas  avaliações  que  são  feitas


                            através  das  OSCES  —  Objective,  Structered  Clinical  Examination  (Harden,

                            1975). Enfim, apesar de ser chamado de “calendário”, porque o seu principal

                            objetivo é a marcação de datas, ele expressa a matriz curricular do curso de

                            uma forma mais completa (Anexo E).




                            c)  MECANISMOS  DE  AVALIAÇÃO  INSTITUCIONAL


                                            A  avaliação  do  Projeto  Político-Pedagógico  sempre  foi  uma

                            preocupação do Curso de Medicina da UEL, razão pela qual o curso tem hoje uma
   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68