Page 66 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 66
49
)*
Na consideração dos pontos mais problemáticos, as avaliações
indicam ainda pouca integração entre as quatro primeiras séries do curso com
o Internato e a necessidade de se reavaliar esse modelo, tendo em vista a
relevância da diversificação dos cenários de ensino-aprendizagem na etapa
final de formação para além do Hospital Universitário da UEL.
No ano de 2004, a UEL participou do Exame Nacional de
Desempenho do Estudante – ENADE, como um dos instrumentos avaliativos
do SIAMed. A prova foi respondida por uma amostra de 156 estudantes, sendo
78 ingressantes e 78 concluintes.
Em relação ao perfil dos ingressantes e concluintes, segundo o
Questionário-Pesquisa, encontram-se os seguintes resultados para as dez
questões, que traçam um perfil dos estudantes e a sua opinião sobre as
técnicas de ensino, os instrumentos de avaliação e a avaliação do currículo do
curso:
QUADRO 3 Perfil sócio cultural dos estudantes ingressantes e concluintes do
curso de Medicina da UEL em 2004.
PERFIL SÓCIO-CULTURAL DO ESTUDANTE INGRESSANTES CONCLUINTES
a) renda familiar de 20 salários mínimos 19% 36%
b) estudantes que nunca trabalharam 83% 76%
c) pais com ensino superior 59% 67%
d) mães com ensino superior 73% 61%
e) ensino médio em escola particular 85% 68%