Page 66 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 66

49

                            )*


                                            Na consideração dos pontos mais problemáticos, as avaliações

                            indicam ainda pouca integração entre as quatro primeiras séries do curso com

                            o  Internato  e  a  necessidade  de  se  reavaliar  esse  modelo,  tendo  em  vista  a

                            relevância  da  diversificação  dos  cenários  de  ensino-aprendizagem  na  etapa


                            final de formação para além do Hospital Universitário da UEL.


                                            No  ano  de  2004,  a  UEL  participou  do  Exame  Nacional  de

                            Desempenho do Estudante – ENADE, como um dos instrumentos avaliativos

                            do SIAMed. A prova foi respondida por uma amostra de 156 estudantes, sendo


                            78 ingressantes e 78 concluintes.


                                            Em relação ao perfil dos ingressantes e concluintes, segundo o

                            Questionário-Pesquisa,  encontram-se  os  seguintes  resultados  para  as  dez


                            questões,  que  traçam  um  perfil  dos  estudantes  e  a  sua  opinião  sobre  as

                            técnicas de ensino, os instrumentos de avaliação e a avaliação do currículo do

                            curso:



                            QUADRO  3    Perfil sócio cultural dos estudantes ingressantes e concluintes do
                                           curso de Medicina da UEL em 2004.


                                PERFIL SÓCIO-CULTURAL DO ESTUDANTE            INGRESSANTES  CONCLUINTES


                               a) renda familiar de 20 salários mínimos            19%             36%


                               b) estudantes que nunca trabalharam                 83%             76%

                               c) pais com ensino superior                         59%             67%


                               d) mães com ensino superior                         73%             61%

                               e) ensino médio em escola particular                85%             68%
   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71