Page 70 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 70

53

                            )*


                            dos  estudantes  da  UEL  e  em  se  avaliar  o  novo  currículo do curso que

                            vem        utilizando       metodologias         ativas       de        ensino-

                            aprendizagem, a partir dos resultados do ENADE 2004, foi realizado um estudo

                            comparativo  entre  o  desempenho  dos  estudantes  de  Medicina  da  UEL  e  o


                            desempenho  dos  estudantes  da  área  médica  no  contexto  nacional  (Perim,

                            2007).


                                            Embora  os  resultados  do  processo  de  avaliação  iniciado  em

                            2003,  que  ouviu  a  comunidade  interna  e  a  sociedade  local,  e  da  avaliação


                            externa  realizada  por  pares,  tenham  sido  bastante  positivos  em  relação  ao

                            currículo integrado, são também muito subjetivos, pela característica qualitativa

                            dos instrumentos utilizados.



                                            Nesse  sentido,  o  ENADE  veio  complementar  o  processo  de

                            avaliação do curso, possibilitando, inicialmente, a comparação do desempenho

                            dos  estudantes  formados  pelo  novo  currículo  com  o  desempenho  de

                            estudantes  de  outros  cursos  de  Medicina  do  país  e,  posteriormente,  a


                            comparação do desempenho dos estudantes da UEL no início e no término do

                            curso,  mostrando  o  valor  da  formação  oferecida  durante  sua  trajetória  na

                            Universidade.


                                            As conclusões do estudo de Perim (2008a) demonstraram que


                            os  estudantes  da  UEL  não  só  apresentam  bom  desempenho  quando

                            comparados com grupos de escolas que utilizam ou não metodologias ativas,

                            como apresentam bom desempenho quando comparados com as escolas que


                            obtiveram as melhores médias no ENADE em 2004.
   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75