Page 70 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 70
53
)*
dos estudantes da UEL e em se avaliar o novo currículo do curso que
vem utilizando metodologias ativas de ensino-
aprendizagem, a partir dos resultados do ENADE 2004, foi realizado um estudo
comparativo entre o desempenho dos estudantes de Medicina da UEL e o
desempenho dos estudantes da área médica no contexto nacional (Perim,
2007).
Embora os resultados do processo de avaliação iniciado em
2003, que ouviu a comunidade interna e a sociedade local, e da avaliação
externa realizada por pares, tenham sido bastante positivos em relação ao
currículo integrado, são também muito subjetivos, pela característica qualitativa
dos instrumentos utilizados.
Nesse sentido, o ENADE veio complementar o processo de
avaliação do curso, possibilitando, inicialmente, a comparação do desempenho
dos estudantes formados pelo novo currículo com o desempenho de
estudantes de outros cursos de Medicina do país e, posteriormente, a
comparação do desempenho dos estudantes da UEL no início e no término do
curso, mostrando o valor da formação oferecida durante sua trajetória na
Universidade.
As conclusões do estudo de Perim (2008a) demonstraram que
os estudantes da UEL não só apresentam bom desempenho quando
comparados com grupos de escolas que utilizam ou não metodologias ativas,
como apresentam bom desempenho quando comparados com as escolas que
obtiveram as melhores médias no ENADE em 2004.