Page 69 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 69
52
)*
Em relação ao desempenho dos alunos na prova de 2004,
comparando as notas médias dos alunos em formação geral, percebe-se que a
diferença entre as notas dos ingressantes da instituição foi de 13,5 pontos
acima da média do Brasil. Em relação aos concluintes, a nota média da
instituição foi 7,2 pontos acima da média brasileira (56,3).
Quanto às notas médias dos alunos no componente específico
na prova de Medicina, a nota média dos concluintes da UEL (55,6) foi maior do
que a média brasileira (47,2). Nesse mesmo componente, a nota média dos
alunos ingressantes da UEL foi 22,6; comparando-a com a média obtida no
Brasil, que foi 19,6, verifica-se uma diferença de três pontos entre as duas.
Em relação ao desempenho dos alunos na prova de 2007,
comparando as notas médias dos alunos em formação geral, a nota média dos
concluintes da UEL (27.4) foi menor do que a do Brasil (65.5). O que não
aconteceu em relação aos alunos ingressantes, cuja nota média foi 74.8,
enquanto que a obtida no Brasil foi 64.2, uma diferença de 10.6 pontos entre as
duas. O mesmo padrão de desempenho mantém-se no componente específico
na prova de Medicina: a nota média dos concluintes da instituição foi 30.5 e a
dos estudantes ingressantes foi 36.2, uma diferença de 5.7 pontos entre as
duas, sugerindo que houve um boicote dos concluintes (Turma 55), que tiveram
uma média geral menor (29.7) do que os ingressantes (45.8) da mesma
instituição.
Em 2004, o curso obteve o conceito 5 no ENADE e um
conceito IDD de 4. Tendo em vista o interesse em se conhecer o desempenho