Page 69 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 69

52

                             )*


                                            Em  relação  ao  desempenho  dos  alunos  na  prova  de  2004,

                            comparando as notas médias dos alunos em formação geral, percebe-se que a

                            diferença  entre  as  notas  dos  ingressantes  da  instituição  foi  de  13,5  pontos

                            acima  da  média  do  Brasil.  Em  relação  aos  concluintes,  a  nota  média  da


                            instituição foi 7,2 pontos acima da média brasileira (56,3).


                                            Quanto às notas médias dos alunos no componente específico


                            na prova de Medicina, a nota média dos concluintes da UEL (55,6) foi maior do

                            que  a  média  brasileira  (47,2).  Nesse  mesmo  componente,  a  nota  média  dos

                            alunos  ingressantes  da  UEL  foi  22,6;  comparando-a  com  a  média  obtida  no

                            Brasil, que foi 19,6, verifica-se uma diferença de três pontos entre as duas.



                                            Em  relação  ao  desempenho  dos  alunos  na  prova  de  2007,

                            comparando as notas médias dos alunos em formação geral, a nota média dos


                            concluintes  da  UEL  (27.4)  foi  menor  do  que  a  do  Brasil  (65.5).  O  que  não

                            aconteceu  em  relação  aos  alunos  ingressantes,  cuja  nota  média  foi  74.8,

                            enquanto que a obtida no Brasil foi 64.2, uma diferença de 10.6 pontos entre as

                            duas. O mesmo padrão de desempenho mantém-se no componente específico


                            na prova de Medicina: a nota média dos concluintes da instituição foi 30.5 e a

                            dos  estudantes  ingressantes  foi  36.2,  uma  diferença  de  5.7  pontos  entre  as

                            duas, sugerindo que houve um boicote dos concluintes (Turma 55), que tiveram

                            uma  média  geral  menor  (29.7)  do  que  os  ingressantes  (45.8)  da  mesma

                            instituição.



                                            Em  2004,  o  curso  obteve  o  conceito  5  no  ENADE  e  um

                            conceito  IDD de 4. Tendo em vista o interesse em se conhecer o desempenho
   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74