Page 67 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 67
50
)*
Observou-se que a faixa de renda dos estudantes é alta para
quase 1/5 das turmas de ingressantes e ainda maior para os concluintes, o que
se reflete na ausência de atividade remunerada, que se restringe a uma
pequena parcela de estudantes. O grau de instrução dos pais e das mães é
bastante elevado estando no ensino superior acima de 59%, sendo que mais
de 2/3 dos estudantes são egressos do ensino médio privado entre os
concluintes e sobe para os ingressantes para 85%.
Em relação aos hábitos de estudo desses estudantes, é
possível extrair os seguintes dados:
QUADRO 4 Hábitos de estudo dos estudantes ingressantes e concluintes do
curso de Medicina da UEL em 2004.
HÁBITOS DE ESTUDO DO ESTUDANTE INGRESSANTES CONCLUINTES
f) utilizam a biblioteca freqüentemente 95% 40%
g) dedicam + 6 horas semanais extraclasse 77% 67%
O grau de utilização da biblioteca - que reflete uma busca mais
ativa do conhecimento - evidencia que boa parte dos estudantes ingressantes a
utiliza muito freqüentemente, sendo que os internos diminuem o seu uso, talvez
pelas vantagens de acesso eletrônico à distancia que já se dispunha em 2004
ou pelo excesso de atividades assistenciais dos estágios, como também em
relação à disponibilidade para outras atividades que diminuiu em 10%.