Page 65 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 65

48

                             )*


                                            Em recente artigo, Perim fez uma síntese dos mecanismos de

                            avaliação institucional do Curso de Medicina da UEL, qualificando-o como uma

                            experiência inovadora:



                                                 O  Curso  de  Medicina  da  Universidade  Estadual  de  Londrina  -  UEL
                                                 desenvolveu sua proposta de avaliação institucional, contextualizada
                                                 no  panorama  nacional  e  na  realidade  regional,  e  a  partir  de  2003
                                                 implantou o Sistema Integrado de Avaliação do Curso de Medicina –
                                                 SIAMed,  cujos  princípios  encontram-se  em  consonância  com  o
                                                 Sistema  Nacional  de Avaliação  da  Educação  Superior  proposto
                                                 pelo  MEC / INEP. O SIAMed engloba o conjunto das dimensões que
                                                 compõem  o  curso,  envolve  todos  os  que  participam  do processo
                                                 de  formação  do  médico  e  é  composto  de  três  fases  de
                                                 desenvolvimento:  (a)  Avaliação  Interna,  (b)  Avaliação  Externa  e  (c)
                                                 Reavaliação.  Os  resultados  possibilitaram  a  identificação  das
                                                 potencialidades e fragilidades do curso, os quais foram amplamente
                                                 discutidos  e  aprovados  pela  comunidade  interna,  e  posteriormente
                                                 traduzidos em propostas de ação que passaram a integrar os Planos
                                                 de  Ação  da  Comissão  Executiva  e  das  Comissões  de  Apoio  do
                                                 Colegiado  para  o  biênio  subseqüente  (2006-2008),  e  fortaleceram
                                                 sobremaneira o processo de mudança vivenciado pelo curso (Perim
                                                 et al., 2008b).


                                            Ao longo das sucessivas avaliações feitas entre 1998 e 2008, o


                            Projeto  Pedagógico  foi  considerado  uma  das  maiores  forças  do  curso.  No

                            entanto,  longe  de  ser  uma  conquista  definitiva,  sua  continuidade  dentro  dos

                            padrões  de  excelência  requer  uma  constante  submissão  a  avaliações  e

                            reavaliações  para  identificação  e  em  especial  correção  dos  problemas,

                            relacionados ao aprimoramento dos docentes (Anastasiou, 2005).



                                            Com base nos processos avaliativos a comunidade interna do

                            Curso de Medicina passou a valorizar ainda mais o papel do docente para o

                            desenvolvimento do curso, concluindo que não se pode prescindir da avaliação


                            institucional  e  das  iniciativas  de  educação  permanente,  quando  o  que  se

                            pretende  é  uma  boa  formação  geral  do  médico,  equilibrando  qualidade

                            científica e comprometimento social (Almeida e Ferreira Filho, 2007).
   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70