Page 65 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Em recente artigo, Perim fez uma síntese dos mecanismos de
avaliação institucional do Curso de Medicina da UEL, qualificando-o como uma
experiência inovadora:
O Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina - UEL
desenvolveu sua proposta de avaliação institucional, contextualizada
no panorama nacional e na realidade regional, e a partir de 2003
implantou o Sistema Integrado de Avaliação do Curso de Medicina –
SIAMed, cujos princípios encontram-se em consonância com o
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior proposto
pelo MEC / INEP. O SIAMed engloba o conjunto das dimensões que
compõem o curso, envolve todos os que participam do processo
de formação do médico e é composto de três fases de
desenvolvimento: (a) Avaliação Interna, (b) Avaliação Externa e (c)
Reavaliação. Os resultados possibilitaram a identificação das
potencialidades e fragilidades do curso, os quais foram amplamente
discutidos e aprovados pela comunidade interna, e posteriormente
traduzidos em propostas de ação que passaram a integrar os Planos
de Ação da Comissão Executiva e das Comissões de Apoio do
Colegiado para o biênio subseqüente (2006-2008), e fortaleceram
sobremaneira o processo de mudança vivenciado pelo curso (Perim
et al., 2008b).
Ao longo das sucessivas avaliações feitas entre 1998 e 2008, o
Projeto Pedagógico foi considerado uma das maiores forças do curso. No
entanto, longe de ser uma conquista definitiva, sua continuidade dentro dos
padrões de excelência requer uma constante submissão a avaliações e
reavaliações para identificação e em especial correção dos problemas,
relacionados ao aprimoramento dos docentes (Anastasiou, 2005).
Com base nos processos avaliativos a comunidade interna do
Curso de Medicina passou a valorizar ainda mais o papel do docente para o
desenvolvimento do curso, concluindo que não se pode prescindir da avaliação
institucional e das iniciativas de educação permanente, quando o que se
pretende é uma boa formação geral do médico, equilibrando qualidade
científica e comprometimento social (Almeida e Ferreira Filho, 2007).