Page 68 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 68
51
)*
Sobre as considerações e avaliações dos estudantes sobre o
curso é possível obter os seguintes dados:
QUADRO 5 Considerações e avaliações dos estudantes ingressantes e
concluintes do curso de Medicina da UEL em 2004.
CONSIDERAÇÕES E AVALIAÇÕES INGRESSANTES CONCLUINTES
DOS ESTUDANTES
h) técnica de ensino são as aulas expositivas 11% 28%
i) currículo integrado 96% 94%
j) avaliação com provas escritas ou testes 83% 94%
objetivos
Quanto à opinião dos estudantes sobre as técnicas de ensino,
foi assinalado que apenas em 11% das atividades de ensino aparece a aula
expositiva, que curiosamente aumenta no Internato Médico, considerando ser
esta uma etapa de predomínio das atividades práticas. O grau de integração
curricular na opinião da turma de 2004 se mantém bastante alto ao longo do
curso acima de 94%, o que reforça a impressão de que a integração curricular
do curso se manteve ao longo dos seis anos.
Em relação aos instrumentos de avaliação utilizados no curso,
os estudantes relataram que em mais de 83% dos módulos são as provas
escritas ou os testes, mesmo havendo uma valorização da avaliação prática e
das habilidades e atitudes profissionais no curso através das OSCES a cada
semestre, sobe para 94% no Internato Médico.