Page 68 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 68

51

                             )*


                                            Sobre as considerações e avaliações dos estudantes sobre o

                            curso é possível obter os seguintes dados:



                            QUADRO  5    Considerações  e  avaliações  dos  estudantes  ingressantes  e
                                          concluintes do curso de Medicina da UEL em 2004.


                                   CONSIDERAÇÕES E AVALIAÇÕES              INGRESSANTES      CONCLUINTES
                                          DOS ESTUDANTES


                              h) técnica de ensino são as aulas expositivas     11%              28%


                              i) currículo integrado                            96%              94%

                              j) avaliação com provas escritas ou testes        83%              94%
                                 objetivos





                                            Quanto à opinião dos estudantes sobre as técnicas de ensino,

                            foi assinalado que  apenas em 11% das atividades de ensino aparece  a aula

                            expositiva, que curiosamente aumenta no Internato Médico, considerando ser

                            esta uma etapa de predomínio das atividades práticas. O grau de integração

                            curricular na opinião da turma de 2004 se mantém bastante alto ao longo do


                            curso acima de 94%, o que reforça a impressão de que a integração curricular

                            do curso se manteve ao longo dos seis anos.


                                            Em relação aos instrumentos de avaliação utilizados no curso,


                            os  estudantes  relataram  que  em  mais  de  83%  dos  módulos  são  as  provas

                            escritas ou os testes, mesmo havendo uma valorização da avaliação prática e

                            das habilidades e atitudes profissionais no curso através das OSCES a cada

                            semestre, sobe para 94% no Internato Médico.
   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73