Page 73 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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QUADRO 6 Evolução histórica da área de Saúde Coletiva da UEL.
ANO EVOLUÇÃO HISTÓRICA
1969 a 1971 Implantação de um campo de saber e prática inovadora em
Londrina
1972 a 1976 Consolidação e desenvolvimento institucional da Saúde
Comunitária
1977 a 1981 Desenvolvimento extra-institucional a nível local em Londrina
1982 a 1986 Desenvolvimento extra-institucional a nível regional no Estado do
Paraná
Retomada do desenvolvimento institucional na UEL e criação do
1987 a 1990 Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva (NESCO) e do Mestrado em
Saúde Coletiva
1991 a 1993 Implantação do novo modelo de educação dos profissionais de
saúde (UNI) no Centro de Ciências da Saúde da UEL
Processo de consolidação do novo modelo de educação dos
1994 a 2000 profissionais de saúde associada à construção de um novo modelo
de atenção à saúde
2001 a 2005 Mudança institucional com a criação do Departamento de Saúde
Coletiva e sua efetiva implantação na UEL
Criação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da
2006 a 2008 Rede de Ensino para a Gestão Estratégica do SUS no Paraná e do
Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde.
Manutenção do Mestrado Acadêmico e apresentação do Projeto de
Doutorado em Saúde Coletiva a CAPES
No período de 1977 a 1986, os professores tiveram um papel
fundamental na fase inicial da implantação das Unidades Básicas de Saúde em
Londrina e desempenharam importante função no desenvolvimento da
proposta e das primeiras experiências que foram se disseminando por toda a
região. Este fato deve ser considerado como destaque na trajetória histórica
dos professores, pois, de certa forma, mudou a política de saúde no Estado do
Paraná.