Page 77 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                               controlador da maior parte da atenção médica e era o maior

                                               empregador nessa área;

                                            4.  Integração  do  trabalho  médico  no  mercado  de  trabalho

                                               assalariado, com o conseqüente declínio da prática médica
                                               liberal;


                                            5.  Agregação  às  funções  tradicionais  da  escola  médica  de
                                               uma nova função – o serviço à comunidade;


                                            6.  Proposta de ampliação da cobertura dos serviços médicos

                                               com base no cuidado primário (rompendo, na comunidade,
                                               a  cadeia  epidemiológica,  para  evitar  a  configuração  da

                                               doença);


                                            7.  Definição  do  Hospital  Universitário  como  centro  básico de
                                               um sistema hierarquizado de saúde.


                                            Finalmente,  o  relatório  da  pesquisa  ressalta  que,  entre  a

                            proposta racionalizadora da ideologia preventivista definida internacionalmente

                            e  o  discurso  do  MEC,  que  acabava  por  incorporar  tal  proposta,  existiam

                            diferenças  importantes  decorrentes  da  evolução  específica  do  sistema  de


                            prestação de serviços médicos do país na época. Se no Modelo Racionalizador

                            de  Medicina  Preventiva,  definido  internacionalmente,  os  níveis  de  atenção

                            médica  se  traduziam  num  desenho  piramidal,  nos  documentos  do  MEC,  da

                            época,  assumiam  um  desenho  circular,  no  qual  o  centro  correspondia  ao


                            complexo médico hospitalar  universitário/INPS e a periferia à rede regional e

                            local de serviços, constituída por hospitais menores e Unidades de Saúde.
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