Page 78 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 78

61

                            )*


                                            Por  causa  dessa  situação  e  devido  ao  peso  e  gigantismo  do

                            “centro”, ameaçava-se, na época, distorcer a própria proposta de extensão da

                            cobertura  dos  serviços  médicos,  na  medida  em  que  se  transladava  o

                            componente curativo e assistencial da estrutura do complexo hospitalar para a


                            “periferia” do sistema.


                                            Assim sendo, as concepções preventivistas, especificamente o

                            cuidado  primário,  ao  invés  de  se  constituírem  nas  bases  da  extensão  do

                            cuidado  médico,  diluíam-se  em  formas  tradicionais  de  racionalização  ou  de


                            extensão, a baixo custo, da medicina curativa. E a prática comunitária, definida

                            como  a  articulação  do  Hospital  Universitário  com  a  rede  oficial  de  serviços,

                            constituía-se  e  realizava-se  apenas  em  nível  administrativo,  sem  modificar  o


                            conteúdo assistencial da prestação de serviços.


                                            Será que, 30 anos após a publicação do relatório para a FINEP

                            dessa primeira Investigação Nacional sobre o Ensino da Medicina Preventiva

                            no  Brasil,  poderíamos  erguer  a  pirâmide  invertida,  que  tentava  traduzir  a


                            realidade  da  época  e  que  concluía  que  a  situação  predominante  era  que  os

                            Departamentos  de  Medicina  Preventiva  se  encontravam  em  nível  de  baixa

                            realização da proposta do movimento preventivista? Ou será que se conseguiu

                            superar  o  dilema  preventivista  com  o  movimento  da  Reforma  Sanitária


                            Brasileira,  a  criação  do  SUS  e  a  promulgação  das  Diretrizes  Curriculares

                            Nacionais do Curso de Graduação em Medicina?
   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83