Page 80 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 80
63
)*
Os professores da área de Saúde Coletiva da UEL
estabeleceram, ao longo do tempo, um consenso em relação à sua
contribuição para o processo de transformação das instituições de ensino e de
atenção à saúde, visando à construção de um sistema social mais justo e
inclusivo, através de mudanças nas formas de organização, nas práticas e
resultados das mesmas.
Desde 1998, no novo currículo integrado do Curso de
Medicina, os docentes do Departamento de Saúde Coletiva passaram a atuar
mais intensamente em quatro módulos que, somados, representam 5% da
carga horária total do curso:
Práticas de Interação Ensino, Serviço e Comunidade I
(6PIN100): módulo desenvolvido ao longo da primeira série
do curso, com o objetivo de que os estudantes vivenciem
diferentes práticas do cuidado em saúde com os pacientes
cadastrados nas dez Unidades Básicas de Saúde
selecionadas, com base na observação das condições de
vida da população do território, no enfoque da Saúde da
Família e com a construção de parcerias que respondam às
necessidades de saúde dos usuários. O esquema abaixo
procura sintetizar os objetivos das atividades previstas no
Módulo PIN1 da 1ª série do curso, incluído no Manual do
Estudante (UEL, 2007a).