Page 72 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 72

55

                            )*


                            básica  de  saúde,  sempre  com  a  participação  dos  estudantes  de  Medicina

                            desde a primeira turma do curso.


                                            O  objetivo  a  ser  alcançado  pelos  professores,  naquele


                            momento  inicial,  era  o  de  provocar  alterações  no  ensino  médico  e  na

                            organização dos serviços de saúde a nível municipal e estadual, colaborando

                            assim  para  mudanças  no  âmbito  nacional.  As  estratégias  utilizadas  foram  o

                            desenvolvimento  de  trabalhos  práticos  ao  lado  de  reflexões  teóricas,

                            procurando  evitar  o  teoricismo,  além  de  atividades  integradas,  impedindo  o


                            isolacionismo  por  meio  de  várias  articulações  internas  e  externas  à

                            Universidade.


                                            Nesses  38  anos  de  trabalho,  os  professores  assumiram


                            diferentes inserções institucionais. É possível identificar na evolução histórica

                            da área de Saúde Coletiva da UEL algumas características marcantes ao longo

                            da sua trajetória político-institucional:
   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77