Page 61 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 61

44

                             )*


                            problemas  prioritários  de  saúde  da  população;  garantia  de  contato  do

                            estudante  de  Medicina  com  as  realidades  de  saúde  e  sócio-econômicas  da

                            comunidade desde a primeira série do curso; adoção da avaliação formativa e

                            terminalidade do curso em seis anos. Tais diretrizes estão contidas no Projeto


                            Pedagógico  do  Curso e  a síntese  da sua conformação  consta  da Resolução

                            CEPE  Nº  22/2005,  que  também  representa  mais  um  esforço  da  sua  efetiva

                            institucionalização.


                                            O  sétimo  currículo,  que  se  iniciou  com  a  turma  dos


                            matriculados em 2005 em regime acadêmico seriado anual e integrado, refletiu,

                            em  parte,  o  fato  da  UEL  estar  promovendo  mudanças  nos  projetos

                            pedagógicos  de  todos  os  cursos  de  graduação,  buscando  adequá-los  às


                            respectivas diretrizes curriculares nacionais. Refletiu, também, um esforço de

                            institucionalização  da  mudança  curricular  em  curso,  traduzida  na  nova

                            Resolução CEPE Nº 22, aprovada em 9 de março de 2005 com os seus cinco

                            anexos, que manteve a essência do currículo anterior, responsável pela grande

                            mudança  no  curso,  com  ajustes  curriculares  visando  a  uma  maior


                            sustentabilidade  do  processo  de  mudança,  combinados  com  uma  gestão

                            estratégica e inovadora.


                                            Durante o processo de implantação do currículo integrado, no


                            sentido  de  viabilizar  e  garantir  que  todas  as  necessidades  institucionais

                            relacionadas  com  a  graduação  em  Medicina  pudessem  ser  atendidas

                            adequadamente passou a vigorar, a partir de 1998, o Regulamento Interno de

                            gerenciamento  do  currículo  do  Curso  de  Medicina,  aprovado  pela  Resolução


                            CEPE Nº 29, em 25 de março de 1999.
   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66