Page 59 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Pode-se destacar, como reflexos dessa incessante busca pelo
aprimoramento dos seus recursos humanos e pedagógicos, a realização em
Londrina, em 1992, do XXX Congresso Brasileiro de Educação Médica, do I
Fórum Nacional de Avaliação do Ensino Médico e do I Seminário Internacional
dos Projetos UNI. Outra importante iniciativa foi a inclusão do CCS, em 1992,
na Network of Community-Oriented Education Institutions for Health Sciences,
possibilitando a participação de professores e gestores em eventos
internacionais de discussão e análise da educação médica. Um dos resultados
relevantes de toda essa trajetória foi o credenciamento do CCS, em 1994,
como Centro Colaborador em Educação e Prática Médica pela Organização
Mundial da Saúde. Vale ressaltar, ainda, que desde o início dos anos 70, o
curso é membro institucional da Associação Brasileira de Educação Médica,
sendo que muitos de seus professores são sócios individuais históricos dessa
entidade, com uma relativa militância associativa em algumas de suas
diretorias.
A inserção do Curso de Medicina no movimento nacional e
internacional de mudanças da educação médica é resultado do projeto de
apoio à implantação de novos modelos acadêmicos nos cinco cursos de
graduação do CCS. Os princípios centrais desses novos modelos acadêmicos
são: articulação academia-serviços-comunidade; interdisciplinaridade; ação
multiprofissional; ensino e pesquisa voltados para os problemas prioritários de
saúde da população; formação orientada para a integralidade da atenção à
saúde; articulação ensino-pesquisa-assistência; integração das disciplinas
básicas e clínicas; inserção precoce do aluno em ações comunitárias e nos