Page 59 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 59

42

                             )*


                                            Pode-se destacar, como reflexos dessa incessante busca pelo

                            aprimoramento  dos  seus  recursos  humanos  e  pedagógicos,  a  realização  em

                            Londrina,  em  1992,  do  XXX  Congresso  Brasileiro  de  Educação  Médica,  do  I

                            Fórum Nacional de Avaliação do Ensino Médico e do I Seminário Internacional


                            dos Projetos UNI. Outra importante iniciativa foi a inclusão do CCS, em 1992,

                            na Network of Community-Oriented Education Institutions for Health Sciences,

                            possibilitando  a  participação  de  professores  e  gestores  em  eventos

                            internacionais de discussão e análise da educação médica. Um dos resultados

                            relevantes  de  toda  essa  trajetória  foi  o  credenciamento  do  CCS,  em  1994,


                            como  Centro  Colaborador  em  Educação  e  Prática  Médica  pela  Organização

                            Mundial  da  Saúde.  Vale  ressaltar,  ainda,  que  desde  o  início  dos  anos  70,  o

                            curso  é  membro  institucional  da  Associação  Brasileira  de  Educação  Médica,


                            sendo que muitos de seus professores são sócios individuais históricos dessa

                            entidade,  com  uma  relativa  militância  associativa  em  algumas  de  suas

                            diretorias.


                                            A  inserção  do  Curso  de  Medicina  no  movimento  nacional  e


                            internacional  de  mudanças  da  educação  médica  é  resultado  do  projeto  de

                            apoio  à  implantação  de  novos  modelos  acadêmicos  nos  cinco  cursos  de

                            graduação do CCS. Os princípios centrais desses novos modelos acadêmicos

                            são:  articulação  academia-serviços-comunidade;  interdisciplinaridade;  ação


                            multiprofissional; ensino e pesquisa voltados para os problemas prioritários de

                            saúde  da  população;  formação  orientada  para  a  integralidade  da  atenção  à

                            saúde;  articulação  ensino-pesquisa-assistência;  integração  das  disciplinas

                            básicas  e  clínicas;  inserção  precoce  do  aluno  em  ações  comunitárias  e  nos
   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64