Page 169 - A Organização dos Serviços de Saúde em Londrina
P. 169
a organização dos serviços de saúde em londrina: antigos e novos registros de uma experiência em processo
eram tempos de mobilização para a aprovação da Lei
Orgânica da Saúde, para a implantação do SUS aprovado na
nova Constituição federal. Bem como tempos de luta para que
as Constituições estaduais e as Leis Orgânicas Municipais
seguissem os mesmos princípios e diretrizes. e nisso estávamos
todos engajados!
engajamento particularmente intenso no Paraná, onde eu
atendia as convocações do Deputado Haroldo ferreira (1987-
1990), médico, que no Governo José richa havia sido Diretor
regional da SeSa no Sudoeste, em francisco Beltrão, ocasião
em que organizou, ao lado do saudoso Dr. Walter Pecoits , o 1º
29
encontro Popular de Saúde e que, naqueles anos, liderou a luta
pela aprovação dos artigos 167 a 172 da Constituição estadual,
integrantes da Seção Saúde do Capítulo da Seguridade Social.
enquanto isso e no decorrer da década de 1990 e na de
2000, com maior força na primeira, a experiência de saúde de
Londrina ganhava novos contornos, novas estruturas, novas
dimensões. Os titulares se sucediam no cargo de Secretário e,
com destaque para o agajan Der Bedrossian e o Silvio fernandes
da Silva, conseguiram ampliar a rede básica, modernizar suas
instalações, implantar serviços de atenção secundária e de apoio
diagnóstico, expandir enormemente o quadro de profissionais .
30
29. Médico, gaúcho de erechim, onde foi vereador, mudou-se para francisco Beltrão
em 1952. foi vereador, prefeito e deputado estadual, eleito em 1962 pelo PTB. foi
cassado e torturado pela Ditadura Militar. No Governo José richa foi Secretário
especial da reforma agrária. Sempre apoiou o trabalho realizado na saúde em
Londrina. faleceu em 25/6/2004.
30. Nos anos 1990 o quadro de pessoal da Secretaria e da autarquia Municipal de
Saúde ultrapassou o primeiro milhar. atualmente é de 2.197 servidores (SOUZa,
e.a. Panorama dos Serviços de Saúde do Município de Londrina. Palestra na
Câmara Municipal em 26/4/2012).
146