Page 176 - A Organização dos Serviços de Saúde em Londrina
P. 176

POSFÁCIO



                  esgotado e que mereceria ser atualizado e reeditado, pois traz
                  lições e acumulações úteis ainda hoje para quem deseja e luta
                  por uma universidade mais eficiente, mais eficaz e mais efetiva.



                       Continuando no meio do caminho, a estagnação e a crise

                       No final dos anos  1990, por conta do processo
                  desencadeado em 1996, com a nova Lei de Diretrizes e Bases da
                  educação Nacional, que extinguiu os anacrônicos “Currículos
                  Mínimos”, que haviam sido objeto de críticas e combate
                  desde os anos de estudante de medicina e de participante dos
                  Congressos Brasileiros de educação Médica, da aBeM, vesti
                  a camisa da luta pela elaboração e aprovação das Diretrizes
                  Curriculares Nacionais para os cursos das 14 carreiras da área
                  de saúde.

                       esse processo culminou com as resoluções do Conselho
                  Nacional de  educação aprovadas em 2001 e 2002.  em
                  Londrina, Marília, Botucatu e Salvador, locais onde se
                  desenvolviam atividades dos Projetos UNI desde o final de
                  1992, desenvolveram-se nesse período, com variações locais,
                  processos de reflexão sobre as experiências em andamento, e
                  a sistematização dos seus resultados representou importante
                  subsídio para o convencimento dos integrantes tanto do
                  Conselho Nacional de Saúde como do Conselho Nacional de
                  educação.

                       O movimento social denominado  rede IDa/UNIIDa/
                  UNIDa em que atuávamos publicou uma coletânea com os
                                                    43

                  43.  aLMeIDa, M.J. (Org) Diretrizes curriculares nacionais para os cursos
                    universitários da area da saúde. Londrina: rede UNIDa, 2003, 89p.


                                                                              153
   171   172   173   174   175   176   177   178   179   180   181