Page 176 - A Organização dos Serviços de Saúde em Londrina
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POSFÁCIO
esgotado e que mereceria ser atualizado e reeditado, pois traz
lições e acumulações úteis ainda hoje para quem deseja e luta
por uma universidade mais eficiente, mais eficaz e mais efetiva.
Continuando no meio do caminho, a estagnação e a crise
No final dos anos 1990, por conta do processo
desencadeado em 1996, com a nova Lei de Diretrizes e Bases da
educação Nacional, que extinguiu os anacrônicos “Currículos
Mínimos”, que haviam sido objeto de críticas e combate
desde os anos de estudante de medicina e de participante dos
Congressos Brasileiros de educação Médica, da aBeM, vesti
a camisa da luta pela elaboração e aprovação das Diretrizes
Curriculares Nacionais para os cursos das 14 carreiras da área
de saúde.
esse processo culminou com as resoluções do Conselho
Nacional de educação aprovadas em 2001 e 2002. em
Londrina, Marília, Botucatu e Salvador, locais onde se
desenvolviam atividades dos Projetos UNI desde o final de
1992, desenvolveram-se nesse período, com variações locais,
processos de reflexão sobre as experiências em andamento, e
a sistematização dos seus resultados representou importante
subsídio para o convencimento dos integrantes tanto do
Conselho Nacional de Saúde como do Conselho Nacional de
educação.
O movimento social denominado rede IDa/UNIIDa/
UNIDa em que atuávamos publicou uma coletânea com os
43
43. aLMeIDa, M.J. (Org) Diretrizes curriculares nacionais para os cursos
universitários da area da saúde. Londrina: rede UNIDa, 2003, 89p.
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