Page 164 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            podem  escolher  até  quatro  estágios  optativos  (também  chamados  de

                            Internatos Optativos), quando elegem as áreas de sua preferência.


                                            Visando proporcionar uma formação mais abrangente, desde


                            a “Reforma Curricular” (aprovada pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da

                            UFPR  em  1994),  passou-se  a  dar  oportunidade  aos  estudantes  de  terem

                            contato  mais  direto  com  a  comunidade,  através  do  desenvolvimento  de

                            atividades  em  Unidades  Básicas  de  Saúde  da  Prefeitura  de  Curitiba.  Com

                            isso, o trabalho de campo deixou de ficar restrito ao Hospital de Clínicas que,


                            na maioria das vezes, atende casos de doenças mais graves e complexas de

                            pacientes encaminhados por outros hospitais e serviços de saúde.


                                            Assim, o estudante pode, por meio de convênio mantido pela


                            Universidade e sob a supervisão dos professores, ter alguma experiência de

                            atenção primária à saúde, como parte do Sistema Único de Saúde (SUS), nas

                            Unidades Básicas de Saúde, atuando na promoção da saúde, na prevenção e

                            no tratamento das doenças mais comuns da população de Curitiba.



                                            Em  2008,  estava  em  processo  de  implantação  o  “Ajuste

                            Curricular do Curso de Medicina da UFPR”, totalizando 7.530 horas (vide

                            grade  curricular  no  Anexo  G),  além  das  atividades  formativas  flexíveis  que

                            cada  estudante  pode  escolher  ao  longo  do  curso  e  que  podem  ser  assim


                            constituídas:  disciplinas  optativas,  atividades  de  monitoria,  atividades  de

                            pesquisa,  atividades  de  extensão,  estágios  curriculares  não  obrigatórios,

                            atividades de representação acadêmica ou participação em eventos científicos


                            (Reggiani, 2006).
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