Page 167 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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avaliação institucional do novo currículo de Medicina em processo de
implantação na UFPR, segundo depoimentos dos seus dirigentes atuais
(Gestores 1 e 2 da UFPR).
Somente em 2001, depois da graduação da primeira turma do
novo currículo e com o fim do currículo mínimo e a aprovação das Diretrizes
Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina, o Colegiado do Curso
passou a ter os elementos necessários para desenvolver mais um longo
processo de discussão interna, em conjunto com as chefias dos
Departamentos e a direção do Setor de Ciências da Saúde, para então propor
o Ajuste Curricular do Curso de Medicina da UFPR (Reggiani, 2006).
No ano de 2004, a instituição participou do Exame
Nacional de Desempenho do Estudante — ENADE, um dos instrumentos
avaliativos constituintes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior — SINAES. O INEP apresentou, no seu relatório do curso,
resultados referentes ao desempenho dos estudantes na prova de Medicina.
A amostra foi constituída por 34 alunos ingressantes, que à época
encontravam-se no final da 1ª série do curso, e por 49 concluintes.
Em 2007, a instituição participou novamente do ENADE e o
INEP divulgou, no seu relatório do curso, além do desempenho dos
estudantes na prova de Medicina, os percentuais apenas dos estudantes que
entregaram o questionário de Avaliação Discente da Educação Superior, o
que representa 77% dos ingressantes e 78% dos concluintes selecionados na
amostra.