Page 167 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            avaliação  institucional  do  novo  currículo  de  Medicina  em  processo  de

                            implantação  na  UFPR,  segundo  depoimentos  dos  seus  dirigentes  atuais

                            (Gestores 1 e 2 da UFPR).



                                            Somente em 2001, depois da graduação da primeira turma do

                            novo currículo e com o fim do currículo mínimo e a aprovação das Diretrizes

                            Curriculares  Nacionais  para  os  Cursos  de  Medicina,  o  Colegiado  do  Curso

                            passou  a  ter  os  elementos  necessários  para  desenvolver  mais  um  longo

                            processo  de  discussão  interna,  em  conjunto  com  as  chefias  dos


                            Departamentos e a direção do Setor de Ciências da Saúde, para então propor

                            o Ajuste Curricular do Curso de Medicina da UFPR (Reggiani, 2006).


                                            No    ano    de    2004,    a    instituição    participou    do    Exame


                            Nacional  de  Desempenho  do  Estudante  —  ENADE,  um  dos  instrumentos

                            avaliativos  constituintes  do  Sistema  Nacional  de  Avaliação  da  Educação

                            Superior  —    SINAES.  O  INEP  apresentou,  no  seu  relatório  do  curso,

                            resultados referentes ao desempenho dos estudantes na prova de Medicina.


                            A  amostra  foi  constituída  por  34  alunos  ingressantes,  que  à  época

                            encontravam-se no final da 1ª série do curso, e por 49 concluintes.


                                            Em  2007,  a  instituição  participou  novamente  do  ENADE  e  o

                            INEP  divulgou,  no  seu  relatório  do  curso,  além  do  desempenho  dos


                            estudantes na prova de Medicina, os percentuais apenas dos estudantes que

                            entregaram  o  questionário  de  Avaliação  Discente  da  Educação  Superior,  o

                            que representa 77% dos ingressantes e 78% dos concluintes selecionados na


                            amostra.
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