Page 168 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Apesar das limitações dos instrumentos como mecanismos de
avaliação do curso, tanto a prova como a opinião dos estudantes são bastante
representativas do total de estudantes da instituição e contribuem para uma
análise da qualidade do ensino de graduação da UFPR.
Em relação ao perfil sociocultural e econômico dos
ingressantes e concluintes, segundo o Questionário-Pesquisa, foram
encontrados os seguintes resultados para as cinco questões, que revelam o
perfil dos estudantes dessa instituição:
a) A faixa de renda mensal das pessoas com quem o respondente morava
foi de mais de 20 salários mínimos:
INGRESSANTES CONCLUINTES
2004 2007 2004 2007
26% 28% 43% 40%
b) Para a pergunta “se trabalha ou já trabalhou”, o percentual de
estudantes que responderam que não trabalhavam e nunca tinham
exercido atividade remunerada foi:
INGRESSANTES CONCLUINTES
2004 2007 2004 2007
71% 88% 84% 80%