Page 168 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 168

148

                             )*


                                            Apesar das limitações dos instrumentos como mecanismos de

                            avaliação do curso, tanto a prova como a opinião dos estudantes são bastante

                            representativas do total de estudantes da instituição e contribuem para uma

                            análise da qualidade do ensino de graduação da UFPR.



                                            Em  relação  ao  perfil  sociocultural  e  econômico  dos

                            ingressantes  e  concluintes,  segundo  o  Questionário-Pesquisa,  foram

                            encontrados os seguintes resultados para as cinco questões, que revelam o

                            perfil dos estudantes dessa instituição:



                               a)  A faixa de renda mensal das pessoas com quem o respondente morava

                                  foi  de mais de 20 salários mínimos:


                                           INGRESSANTES                       CONCLUINTES

                                       2004             2007             2004             2007


                                       26%              28%              43%              40%




                               b)  Para  a  pergunta  “se  trabalha  ou  já  trabalhou”,  o  percentual  de
                                  estudantes  que  responderam  que  não  trabalhavam  e  nunca  tinham

                                  exercido atividade remunerada foi:


                                           INGRESSANTES                       CONCLUINTES

                                       2004             2007             2004             2007

                                       71%              88%              84%              80%
   163   164   165   166   167   168   169   170   171   172   173