Page 170 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 170

150

                             )*


                                            Em  relação  aos  hábitos  de  estudo  desses  estudantes,  é

                            possível extrair os seguintes dados:


                               a)  Percentual  de  alunos  que  utilizam  a  biblioteca  da  instituição  muito

                                  freqüentemente:


                                           INGRESSANTES                       CONCLUINTES


                                       2004             2007             2004             2007

                                       49%              64%              65%               4%



                               b)  Percentual  dos  alunos  que  dedicam  mais  de  seis  horas  semanais  a
                                  atividades extraclasse:


                                           INGRESSANTES                       CONCLUINTES


                                       2004             2007             2004             2007

                                       48%              69%              65%              62%



                                            O  grau  de  utilização  da  biblioteca  -  que  reflete  uma  busca

                            mais ativa do conhecimento - evidencia que boa parte dos estudantes não a

                            utiliza muito freqüentemente, sendo que os internos de 2007 a abandonaram

                            quase  que  por  completo  talvez  pelas  vantagens  de  acesso  eletrônico  à


                            distância  que  possa  ter  aumentado  ou  pelo  excesso  de  atividades

                            assistenciais  dos  estágios,  porque  em  relação  à  disponibilidade  para  outras

                            atividades diminuiu pouco.


                                            Mesmo assim, os estudantes relatam o estudo autodirigido e


                            valorizam o aprendizado autônomo.
   165   166   167   168   169   170   171   172   173   174   175