Page 170 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 170
150
)*
Em relação aos hábitos de estudo desses estudantes, é
possível extrair os seguintes dados:
a) Percentual de alunos que utilizam a biblioteca da instituição muito
freqüentemente:
INGRESSANTES CONCLUINTES
2004 2007 2004 2007
49% 64% 65% 4%
b) Percentual dos alunos que dedicam mais de seis horas semanais a
atividades extraclasse:
INGRESSANTES CONCLUINTES
2004 2007 2004 2007
48% 69% 65% 62%
O grau de utilização da biblioteca - que reflete uma busca
mais ativa do conhecimento - evidencia que boa parte dos estudantes não a
utiliza muito freqüentemente, sendo que os internos de 2007 a abandonaram
quase que por completo talvez pelas vantagens de acesso eletrônico à
distância que possa ter aumentado ou pelo excesso de atividades
assistenciais dos estágios, porque em relação à disponibilidade para outras
atividades diminuiu pouco.
Mesmo assim, os estudantes relatam o estudo autodirigido e
valorizam o aprendizado autônomo.