Page 173 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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comparando a nota média dos alunos ingressantes da UFPR (18,4) com a
média obtida no Brasil (19,6), verifica-se uma diferença de 1,2 pontos entre as
duas.
Em relação ao desempenho dos alunos na prova de 2007,
comparando as notas médias dos alunos em formação geral, a nota média
dos concluintes da UFPR (62,4) foi menor do que a do Brasil (65,5). O mesmo
aconteceu em relação aos alunos ingressantes, cuja nota média foi 49,4
enquanto que a obtida no Brasil foi 64,2, uma diferença de 14,8 pontos entre
as duas.
O mesmo padrão de desempenho mantém-se no componente
específico na prova de Medicina: a nota média dos concluintes da instituição
foi 59,2 e a do Brasil 61,1. A dos estudantes ingressantes foi 24,0 e a do Brasil
32,3, uma diferença de 8,3 pontos entre as duas.
A nota final do curso foi produzida pelas variáveis:
a) desempenho dos alunos concluintes no componente específico (peso 60%),
b) desempenho dos alunos ingressantes no componente específico (peso
15%) e c) desempenho dos alunos (concluintes e ingressantes) na formação
geral (peso 25%). Em 2004, o conceito foi igual a 4 e em 2007 igual a 2. Os
conceitos utilizados no ENADE variaram de 1 a 5 e, à medida que esse valor
aumenta, melhor é o desempenho no exame.
Em 2007, outro parâmetro foi obtido por meio do Indicador de
Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), cujo propósito
é informar as instituições sobre o desempenho de seus alunos concluintes em