Page 173 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            comparando  a  nota  média  dos  alunos  ingressantes  da  UFPR  (18,4)  com  a

                            média obtida no Brasil (19,6), verifica-se uma diferença de 1,2 pontos entre as

                            duas.


                                            Em  relação  ao  desempenho  dos  alunos  na  prova  de  2007,

                            comparando  as  notas  médias  dos  alunos  em formação  geral,  a  nota  média


                            dos concluintes da UFPR (62,4) foi menor do que a do Brasil (65,5). O mesmo

                            aconteceu  em  relação  aos  alunos  ingressantes,  cuja  nota  média  foi  49,4

                            enquanto que a obtida no Brasil foi 64,2, uma diferença de 14,8 pontos entre


                            as duas.


                                            O mesmo padrão de desempenho mantém-se no componente

                            específico na prova de Medicina: a nota média dos concluintes da instituição

                            foi 59,2 e a do Brasil 61,1. A dos estudantes ingressantes foi 24,0 e a do Brasil

                            32,3, uma diferença de 8,3 pontos entre as duas.



                                            A  nota  final  do  curso  foi  produzida  pelas  variáveis:

                            a) desempenho dos alunos concluintes no componente específico (peso 60%),

                            b)  desempenho  dos  alunos  ingressantes  no  componente  específico  (peso

                            15%) e c) desempenho dos alunos (concluintes e ingressantes) na formação


                            geral (peso 25%). Em 2004, o conceito foi igual a 4 e em 2007 igual a 2. Os

                            conceitos utilizados no ENADE variaram de 1 a 5 e, à medida que esse valor

                            aumenta, melhor é o desempenho no exame.


                                            Em 2007, outro parâmetro foi obtido por meio do Indicador de

                            Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), cujo propósito


                            é informar as instituições sobre o desempenho de seus alunos concluintes em
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